Barretos aplica mais de 600 doses de vacina no Dia D contra Febre Amarela e outras doenças

1.028 pessoas compareceram nas UBSs no sábado, 22, para verificar se estão com a carteirinha em dia. Durante esta semana, haverá ações especiais de vacinação na zona rural
A população da Estância Turística de Barretos teve a oportunidade de comparecer a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no sábado, 22, para conferir sua carteirinha, durante o Dia D de Vacinação contra a febre amarela e outras doenças. 1.028 pessoas foram nas UBSs para conferir e 453 delas foram vacinadas. Algumas tinham mais de uma vacina a tomar; deste modo, 627 doses de vacina foram aplicadas no sábado.
O principal foco da vacinação no Dia D foi a febre amarela, uma vez que o vírus está em circulação no Estado de São Paulo. Todas as 15 pessoas contaminadas no estado neste ano não estavam vacinadas e nove delas morreram.
Em Barretos, foi iniciada no dia 13 uma campanha para que as pessoas compareçam a uma UBS para conferir se estão com a vacina contra a febre amarela em dia. Entre o início da campanha e o dia 22, foram aplicadas 261 doses da vacina contra essa doença, 86 delas no Dia D.
Entre os 261 vacinados estão 142 pessoas com mais de cinco anos, que na verificação de carteirinha descobriram que não estavam com a proteção em dia, e 85 doses aplicadas na faixa etária de 9 meses a 4 anos.
A Prefeitura de Barretos lembra que a proteção contra a febre amarela se dá 10 dias após a vacinação e orienta as pessoas que pretendem viajar a procurarem uma UBS com antecedência. A recomendação para não deixar para depois se estende para toda a população a partir dos 6 meses de idade, devendo ir a uma UBS para verificar a carteirinha.
Quem precisa conferir a carteirinha?
Diante da circulação do vírus na região, confirmado em um macaco encontrado morto em Colina, neste momento todas as pessoas a partir de 6 meses de idade devem conferir a carteirinha.
Bebês entre 6 e 8 meses de idade devem ser levados para tomar uma dose da vacina; 34 foram vacinados até o momento. O restante da população deve conferir se as doses de rotina estão em dia. Atualmente, a primeira é aplicada aos 9 meses e a segunda, aos 4 anos de idade.
Vacinação nesta semana
Nesta semana, de 24 a 28, todas as UBSs continuam realizando a verificação da carteirinha das 8 às 16h, disponibilizando a vacina contra febre amarela e as outras que as pessoas precisem tomar, conforme a análise individual da carteirinha e as orientações do Calendário Nacional de Vacinação. No Novo Postão, a vacinação é realizada das 8 às 12h.
ZONA RURAL
Nesta semana haverá aplicação de vacinas na zona rural. Nesta terça, 25, e na quarta-feira, 26, das 9 às 13h, será na UBS de Ibitu, que também atende a comunidade do Prata, entre outras. Na quinta, 27, e na sexta-feira, 28, a vacinação será em Alberto Moreira, também das 9 às 13h.
Desde já, a população da zona rural pode procurar a UBS ou entrar em contato com o agente de saúde para verificar se precisará se vacinar nesses dias. Adolescentes entre 15 e 19 anos que ainda não tomaram a vacina contra HPV e os que têm entre 11 e 14 anos também poderão aproveitar para se vacinar. Além das pessoas que estiverem com a vacina contra Hepatite B ou com a Dupla Adulto em atraso.