Polícia descobre galpão com 7 toneladas de fios de cobre furtados de empresa telefônica
Local servia para armazenar e preparar um tipo de cobre de alto valor comercial; dois suspeitos foram presos

Por Assessoria de Imprensa e Comunicação da Secretaria da Segurança Pública

Um galpão industrial que era utilizado para produzir cobre triturado de forma ilegal foi localizado pela Polícia Civil na quinta-feira (20) em uma área rural em São Carlos, no interior de São Paulo. O local armazenava cerca de 7 toneladas de fios de cobre furtados de uma empresa telefônica em várias regiões do estado.
A Delegação de Investigações Gerais (DIG) do município passou a investigar o caso após identificar um aumento significativo de furtos nos últimos meses de cabos telefônicos de uma empresa privada que presta serviço de interesse público.
Na manhã de quinta, os investigadores receberam uma informação de que havia uma movimentação estranha de caminhões saindo da região do Parque São Paulo, onde existem muitos galpões industriais.
Os policiais foram recebidos por dois funcionários no local, de 35 e 64 anos, que foram presos em flagrante. No galpão foi encontrado um grande volume de cabos telefônicos com as extremidades cortadas de forma irregular e outros já sem a fiação interna.
Os suspeitos utilizavam máquinas para transformar os fios furtados em cobre mel — um tipo de cobre triturado, que tem alto valor comercial. De acordo com a Polícia Civil, os furtos aconteciam em cidades da capital, Baixada Santista, Grande São Paulo e em Campinas.
No total, três máquinas para triturar e decapar cabos foram apreendidas, além de cerca de 7 toneladas de fios de cobre. O proprietário do galpão, de 50 anos, não estava no momento da abordagem e é investigado. Já os detidos responderão por crime de receptação.
O caso foi registrado na DIG de São Carlos onde as investigações continuam para localizar o responsável pelo imóvel e possíveis demais envolvidos com a prática criminosa.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.