UBSs abrem neste sábado, 22, para o Dia D de vacinação contra febre amarela e outras doenças

Toda a população pode procurar uma unidade para conferir se está com a vacinação em dia. Em Barretos, a vacina contra a febre amarela está sendo aplicada a partir dos seis meses de idade
As Unidades Básicas de Saúde da Estância Turística de Barretos abrem neste sábado, dia 22, para o Dia D de Vacinação contra a febre amarela e outras doenças. Todas as 15 unidades da cidade que têm sala de vacinação atenderão a população das 8 às 16h. Adultos, adolescentes, crianças e bebês a partir de 6 meses de idade devem estar protegidos contra a febre amarela, que já provocou nove mortes no Estado de São Paulo em 2025.
A vacina contra a doença faz parte do calendário de rotina. Uma dose deve ser aplicada aos 9 meses de idade e outra, aos 4 anos. Neste momento, como o vírus foi identificado em primatas na região de Barretos, a vacinação está sendo intensificada e, portanto, o estado passou a recomendar que bebês entre 6 e 8 meses também recebam uma dose da vacina.
Além deles, bebês e crianças entre 9 meses e 4 anos devem ser levados a uma UBS para ser conferido se estão com as doses em dia. Toda a população a partir de 5 anos de idade também deve conferir se tomou a vacina no momento apropriado ou se está com a vacinação em atraso ou incompleta.
Dependendo da idade em que a pessoa foi vacinada, não basta ter apenas uma dose marcada na carteirinha. Por isso, é importante ir até a UBS, onde o profissional da sala de vacina vai verificar a carteirinha de cada pessoa e, se for necessário, já recebe a vacina.
Situações especiais
Caso ainda não tenham se protegido contra a doença, pessoas idosas (a partir de 60 anos), gestantes e pessoas com alergia grave a ovo devem passar por avaliação médica antes de se vacinar.
Vacinação na zona rural
Na zona rural, a vacinação será realizada durante a próxima semana: das 9 às 13h, na UBS de Ibitu nos dias 25 e 26 (terça e quarta-feira) e na UBS de Alberto Moreira nos dias 27 e 28 (quinta e sexta-feira), também das 9 às 13h. Os moradores da zona rural já podem procurar o agente de saúde ou a UBS de sua região para conferir a carteirinha e saber se precisarão atualizar a vacinação.
Avanço da febre amarela
Todas as 15 pessoas infectadas com a doença no Estado de São Paulo em 2025 não estavam vacinadas. Dos 15 contaminados, 9 morreram. Em Barretos, a doença não é registrada há mais de uma década. Entretanto, nos últimos meses, macacos foram encontrados mortos, contaminados pelo vírus da febre amarela em cidades da região, um deles em Colina.
Vacinação antes de viajar
A Secretaria Municipal de Saúde lembra que a proteção é alcançada 10 dias após a aplicação da vacina. Portanto, quem pretende viajar no carnaval deve se vacinar o quanto antes. Além do Dia D, a população pode procurar a UBS mais próxima de segunda a sexta-feira e se vacinar.
Outras vacinas
No Dia D, pessoas de todas as idades que já estiverem com a vacinação contra a febre amarela em dia poderão aproveitar para conferir a carteirinha e, se necessário, receber outras vacinas, conforme a situação da sua carteirinha em relação ao calendário vacinal.
Por exemplo, crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos devem ser levados a uma UBS para tomar as duas doses da vacina contra a dengue, com intervalo de 90 dias entre a primeira e a segunda dose.
Para os que têm entre 11 e 19 anos, está disponível a vacina contra HPV, que protege inclusive contra câncer do colo do útero, de pênis, de ânus, de uretra e de garganta. A vacina contra o HPV é aplicada em dose única e, excepcionalmente, até o final de março, está disponível para os adolescentes entre 15 e 19 anos que não tomaram quando tinham entre 11 e 14.
Não se deve matar macacos
A Prefeitura de Barretos reforça que a doença contra a febre amarela é transmitida por mosquitos. Os macacos também são vítimas da febre amarela e servem como alerta de que o vírus está circulando na região. Agredir macacos ou outros animais é crime e denúncias podem ser feitas para a Ouvidoria Municipal, pelo telefone e WhatsApp: (17) 3612-2100.
Como proceder se encontrar um macaco morto
Se você tiver informações sobre algum macaco morto, na cidade ou na zona rural, deve informar a Ouvidoria Municipal – (17) 3612-2100 – para que seja investigado se o animal está contaminado por febre amarela. Também é possível enviar, pelo celular, o registro com localização e foto do animal para o Sistema de Informação em Saúde Silvestre – SISS – Geo da FIOCRUZ, pelo link https://sissgeo.lncc.br/.