Tuta é empossado oficialmente para seu segundo mandato como prefeito de Colômbia
Subtítulo: Além do prefeito os nove vereadores eleitos foram empossados, sendo realizada ainda durante o evento a votação para a presidência da casa e outros membros da mesa diretora.
O prefeito reeleito Júlio Cesar dos Santos (Tuta), do MDB, juntamente com sua vice-prefeita Eloisa Monteiro Prado Custodio (PODE), foram oficialmente empossados para prosseguir na gestão da Prefeitura Municipal, para os próximos quatro anos. A cerimônia de posse foi realizada na manhã desta quarta-feira, dia 1 de janeiro, sendo empossados também os nove vereadores eleitos para o mandato 2025-2026, na Escola Municipal “Mação Nozaki”, seguindo as determinações da Lei Orgânica do Município.
A solenidade foi presidida pelo vereador mais votado no pleito das eleições que ocorreram em 6 de outubro, Roberto José Custodio Junior (Junior Prado Tuluzão), do MDB, que abriu os trabalhos e conduziu toda a sessão solene dos parlamentares eleitos para a 16ª legislatura.
Depois da posse dos vereadores, que fizeram o juramento e assinaram o termo de posse, aconteceu a posse do prefeito, que também prestou seu juramento, assinou seu termo de posse e recebeu a faixa de prefeito da atual secretária de educação, Maria José da Silva (Zezé). A vice-prefeita também formalizou seu compromisso, assinou seu termo de posse e recebeu sua faixa. A primeira-dama Sinara Machado também foi agraciada com a faixa de primeira-dama do município.
Ao final, foi realizada a eleição para a mesa diretora para conduzir os trabalhos legislativos na Câmara Municipal de Colômbia por dois anos, biênio 2025-2026. Uma chapa única foi inscrita na secretaria da casa e obteve votação unânime de todos os vereadores. Conforme o regimento, a votação foi aberta. Ficou definido como presidente o vereador Roberto José Custodio Junior (Tuluzão), vice-presidente Rinaldo Nozaki, primeiro secretário Fernando de Souza Tamburus (Fernando Mister) e, por fim, segundo secretário Marcio Lopes de Oliveira (Marcio Forro).
Tuta e sua vice-prefeita foram reeleitos com 2.988 votos, correspondentes a 61,99% dos votos válidos. Já o presidente da Câmara Municipal eleito durante a sessão, Tuluzão, filho da vice-prefeita, foi o vereador mais votado do pleito eleitoral, com 333 votos.
Em seu discurso, o prefeito Tuta agradeceu o apoio da população e reforçou seu compromisso de continuar trabalhando dobrado pelo município. Ele também agradeceu aos secretários e superintendentes pelo trabalho realizado e parabenizou os vereadores eleitos.
Samuel da Silva
MTb 0091105/SP