Redobre os cuidados no combate aos criadouros: 90% dos focos estão nas residências. Tampe pneus, vire garrafas, jogue fora latas. Limpe os bebedouros de animais semanalmente, mantenha as caixas d’água tampadas. Canaletas, lajes e calhas devem estar sempre limpas. Troque a água dos vasos e dos pratos de plantas semanalmente ou enche-os com areia. Coloque água sanitária semanalmente nos ralos. Faça a sua parte. Não deixe água parada!
Em Colina, o trabalho de combate à Dengue é permanente; não apenas em campanhas pontuais. As equipes do Controle de Vetores realizam diariamente trabalho de orientação casa à casa, verificando e eliminando focos do mosquito nas residências, prédios públicos e comerciais; os Agentes Comunitárias de Saúde e do Controle de Vetores participam de palestras e treinamentos com o objetivo de fortalecer o trabalho preventivo no combate à Dengue; os meios de comunicação locais são utilizados como ferramenta alternativa para orientar o maior número de pessoas; estudantes da Rede Municipal de Ensino e jovens integrantes de Projetos Sociais são conscientizados, o trabalho de limpeza em terrenos baldios recolhendo todo e qualquer material ou recipiente que acumule água é constante; sem contar a veiculação de propaganda volante em todos os bairros.
A orientação da Secretaria Municipal de Saúde é de que, ao apresentar o menor sintoma da doença, a população procure atendimento médico. Os sintomas mais comuns são: febre alta, dor de cabeça, dor nos ossos e articulações, dor no fundo dos olhos e manchas vermelhas pelo corpo.
Vale destacar que os Agentes de Combate às Endemias são fundamentais na prevenção da Dengue e devem ser recebidos pela população de maneira respeitosa. Esses profissionais levam prevenção, saúde e conscientização à residência de cada munícipe. Os Agentes de Endemias atuam uniformizados e com crachá de identificação.
O Prefeito Municipal, Dieb Taha, enfatizou que Colina trabalha fortemente na prevenção, mantendo um trabalho contínuo, durante todo o ano, de combate aos criadouros e à proliferação do mosquito Aedes Aegypti. “Trabalhamos de maneira unificada e permanente, com ações que envolvem todas as Secretarias Municipais. Estamos no caminho certo! Todas as ações para evitar a proliferação do mosquito transmissor estão sendo tomadas. No entanto, o apoio da população é imprescindível no combate à Dengue”, frisou.