Alunos do Educandário Sagrados Corações visitam a Câmara de Barretos
Estudantes assistiram aula sobre a atuação dos vereadores e participaram das dinâmicas do programa Câmara na Escola
A Câmara de Barretos recebeu na tarde desta quarta-feira(23/outubro) a visita de estudantes do Educandário Sagrados Corações para conhecer os departamentos do Legislativo e assistir a uma aula do projeto “Câmara na Escola”, desenvolvido pelo setor de Comunicação da Casa.
Eles estavam acompanhados da professora Daniele e da coordenadora Irmã Marta, que desenvolvem atividades sobre cidadania na entidade.
Durante a visitação, os estudantes apresenderam sobre os Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), o papel dos vereadores para a cidade (elaboração de leis, fiscalização sobre o uso do dinheiro público, indicação de emendas e busca por recursos financeiros para a cidade), além da importância do voto consciente.
Os alunos também participaram de dinâmica prática para simbolizar a atuação dos vereadores nas Sessões.
O Presidente da Câmara, Luís Paulo Vieira “Lupa” (REPUBLICANOS) esteve presente na visita e respondeu perguntas dos estudantes sobre “o papel do vereador para a sociedade”.
A assessora parlamentar do vereador Ricardo Bodinho(PP), Leticia Souza; e os vereadores eleitos para a próxima Legislatura, Marcos Mariano (UNIÃO), Bodão da Construção (PODE), Jonathas Lazzarotto (PSD) e Japonês das Caçambas (PRD) também acompanharam parte das atividades.
SOBRE A VISITA DE ESTUDANTES
A visitação de alunos na Câmara Municipal é uma das atividades que compõem o programa “A Câmara Municipal nas Escolas”, reinstituído pela Lei Municipal 5.898, de 23 de abril de 2020, de autoria do vereador Carlos Henrique dos Santos “Carlão do Basquete” em atualização à Resolução nº 1414, de 13 de dezembro de 2005, de autoria da Mesa Diretora 2005-2006, sob a Presidência do vereador Luiz Carlos Anastácio “Paçoca” .
De acordo com a Lei, entre os principais objetivos do programa estão a divulgação das atividades institucionais do Poder Legislativo, além da conscientização dos jovens sobre a importância da cidadania e o comprometimento com seus direitos e deveres. O texto determina que o programa seja realizado anualmente durante o período letivo.
Desde então, a Diretoria de Comunicação da Câmara está em processo de adequação, revisão e atualização dos conteúdos a serem apresentados aos alunos (slides, vídeos e atividades) para estabelecer a retomada do programa de forma integral, com agenda pré-estabelecida com as escolas municipais.