Sebrae-SP acompanha 80 produtores rurais da região de Barretos

Ações incluem acesso a novos mercados, melhorias no processo produtivo, desenvolvimento de novos produtos e gestão financeira

Oitenta produtores rurais da região de Barretos participaram do último ciclo do Programa ALI Rural – Agente Local de Inovação do Sebrae-SP, voltado exclusivamente para micro e pequenos produtores e agroindústrias. A capacitação e atendimento ocorreu de dezembro a julho. Com 100% de subsídio, o programa oferece orientações e ferramentas para os empreendimentos buscarem inovação para aumentar a competitividade e promover o desenvolvimento sustentável.

Os registros do Programa ALI Rural indicam que, no último ciclo, foram atendidos 1.425 produtores rurais e agroindústrias no Estado de São Paulo. A região de Barretos representa cerca de 6% do total no estado. Ainda de acordo com programa, o percentual de inovação atingiu 66%, o aumento de faturamento atingiu 23,9% e o índice de satisfação dos clientes foi de 87,6%.

Durante os oito meses de atendimento, sete agentes locais atuaram na região. O trabalho do ALI Rural envolve a realização de diagnósticos para identificar pontos de melhoria e a construção de um plano de ação em conjunto com os responsáveis pelos negócios, com o objetivo de aumentar a produtividade e rentabilidade dos produtores.

“Cada agente trabalha com os produtores em temas que auxiliam em seu crescimento, como marketing, vendas, relacionamento com o cliente, processos produtivos, definição de objetivos e metas, gestão de estoques e controle financeiro, entre outras ações. De forma geral, o papel do agente é contribuir para o sucesso dos clientes atendidos nos projetos”, explicou o consultor de negócios do Sebrae-SP Guilherme Brianez.

Ainda segundo Brianez, “a maioria dos clientes alcançou bons resultados quantitativos e qualitativos após a jornada do ALI Rural, o que contribuiu para o aumento do faturamento de seus negócios”.

Um dos produtores atendidos pelo Programa ALI Rural foi o apicultor Antonio Muzetti, da Royal Honey, da cidade de Colômbia, que processa, em média, 60 toneladas de mel por ano. A agente de inovação Flaviana Sales destacou que Muzetti já tinha uma maturidade empresarial bem definida, e que o programa ajudou no planejamento estratégico.

“O pai de Antonio trabalha há mais de 30 anos no mercado de beneficiamento de mel. Eles colhem o mel, armazenam em tambores e o levam para beneficiamento. Neste ano, a empresa participou da Agrishow, um dos maiores eventos do agronegócio do país, como expositor por meio do ALI Rural. Isso gerou ótimas oportunidades de networking e aumentou consideravelmente o faturamento. Como parte das inovações propostas pelo programa, a Royal Honey está investindo na ampliação física de seu barracão e na aquisição de novos e modernos equipamentos”, explicou Flaviana.

Além de Barretos, os municípios atendidos pelo Programa ALI Rural são: Guaíra, Guaraci, Colômbia, Colina, Morro Agudo, Bebedouro, Viradouro, Cajobi, Monte Azul Paulista, Paraíso, Pirangi, Taiaçu e Taquaral. A equipe de agentes do Escritório Regional do Sebrae-SP em Barretos que participou dos atendimentos inclui Amanda Balsanelli, Dener Cunha, Flaviana Sales, Gabriela Machado, Glauconita Bello, José Rodolfo Lomas, Maria Jaqueline Trivelato e Ludhanna Veras.

Para mais informações sobre o Programa ALI Rural, entre em contato com o Sebrae Barretos pelo telefone (17) 3321-6470 ou com as Unidades do Sebrae Aqui nas cidades da região.

 

 

 

Crédito da Foto: Divulgação_

Legenda da foto, da esquerda para direita: o apicultor Antonio Muzetti, Guilherme Araújo , Lucas Muzetti e a ALI do Sebrae Barretos, Flaviana Sales

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.