Defesa Civil coordena reunião de formação do Comitê de Crise para incêndios
A Secretaria de Ordem Pública e Defesa Civil de Barretos coordenou na manhã desta quarta-feira (11), na sede do Posto do Corpo de Bombeiros, uma reunião com a presença do comando dos Bombeiros, secretarias de Obras, Meio Ambiente e Trânsito, SAAE, DER 14, Polícia Militar, Polícia Ambiental, Polícia Rodoviária, Ronda Municipal, Tiro de Guerra, CPFL, Sindicato Rural, empresas e representantes dos produtores rurais do Programa de Ação Mutua, além das Usinas Tereos, Colorado/Mogiana e Guaíra e Raízen. A reunião foi aberta com participação online por videoconferência do Major Vagner Martins da Silva da Defesa Civil de São Paulo.
Segundo o secretário de Ordem Pública e Defesa Civil, tenente Edson Costa, a reunião local foi convocada devido a este período de extrema seca e baixa umidade relativa do ar. “A convocação serviu para tratarmos deste momento que estamos vivendo e a elevada possibilidade de aumento de queimadas e incêndios em Barretos e região. Havendo uma situação que chamamos de crise, haverá possibilidade de instalar um gabinete. Graças a Deus nós planejamos e estamos diante de um cenário controlado, embora a Defesa Civil Estadual esteja emitindo alertas diários de incêndios”, afirmou o Costa, que confirmou que Barretos e região está em alerta máximo.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Ricardo Maia, o encontro serviu para criar um Comitê de Crise do município de Barretos que será acionado em caso de grandes incêndios e outras situações que se façam necessário. “Serão todos agindo de forma integrada e com um único objetivo”, disse.
O tenente João Paulo Bortholin, comandante do Posto dos Bombeiros, adestacou a importância dessa parceria nos casos de incêndios. “Os meios existem para atuação em condições normais. Para condições anormais e pontuais em uma grande indústria temos apoio. Agora pegando fogo no estado inteiro não tem como o apoio vir do próprio bombeiros de outras unidades”, explicou.