Além dos 1.103 animais castrados desde 2019, a Prefeitura de Colina castrou mais 208 animais no último final de semana, entre cães e gatos, de famílias em situação de vulnerabilidade social e animais de rua, todos previamente cadastrados por seus tutores no Programa de Controle da População Canina e Felina do SUS Cão de Colina.
Os cães e gatos também receberam microchips, que armazenam informações dos próprios animais, bem como de seus tutores, facilitando sua identificação.
É necessário esclarecer que inicialmente a castração beneficiaria 249 animais. Porém, deste total, 41 não estavam aptos p/ o procedimento cirúrgico, considerando que é de fundamental importância que o cão e o gato se enquadrem nos seguintes quesitos:
*ter entre 06 (seis) meses à 09 (nove) anos de idade;
*fazer jejum adequado antes do procedimento de castração, conforme orientações fornecidas durante o agendamento;
*estar apto fisicamente;
*a fêmea não pode estar no cio;
*possuir um responsável para acompanhamento durante e após a cirurgia.
“Sabemos da importância de trabalhos voltados à causa animal, por isso este é um tema que na nossa Administração também recebe atenção especial”, destacou o Prefeito Dieb Taha e acrescentou, dizendo: “o último final de semana foi de grande alegria para nossa equipe de Saúde pela realização da castração animal, nosso projeto desde o ano de 2019, quando iniciamos a castração gratuita de cães e gatos em Colina. E, em dezembro de 2023, alcançamos o total de 1.103 animais castrados. Sabemos que a iniciativa é de grande relevância para obtermos êxito no controle populacional de cães e gatos na cidade, para prevenirmos zoonoses, além de maus tratos aos animais”.
O Prefeito Dieb finalizou agradecendo e parabenizando a Secretaria Municipal de Saúde e toda equipe por desenvolver com responsabilidade e eficiência este Projeto e as demais ações que envolvem a Saúde Pública em Colina.