Prefeitura inaugura Centro de Controle Operacional Integrado e Inteligente e “Muralha Digital” já é realidade em Barretos

12 das 84 câmeras de monitoramento previstas já estão em operação, promovendo mais segurança para a população

A Prefeitura inaugurou na noite de quarta-feira, 3 de julho, o Centro de Controle Operacional Integrado e Inteligente (CCOII) que fará o monitoramento da segurança pública de Barretos, 24h por dia, por meio de câmeras e viaturas de inspeção. A tão esperada “Muralha Digital” foi idealizada dentro do Programa de Parceria Público-Privada (PPP) de Cidade Inteligente iniciado em 2021.
“Hoje nós estamos estabelecendo o futuro da nossa cidade, porque a segurança sempre foi a prioridade do nosso governo. Essas 84 câmeras que estamos instalando farão com que as pessoas pensem duas vezes antes de virem cometer crimes em Barretos, porque afinal de contas, a cidade hoje está mais segura”, disse a Prefeita Paula Lemos.
A Chefe do Executivo destacou ainda a criação do Programa Câmera Cidadã, onde pessoas físicas ou jurídicas que possuam sistema de monitoramento eletrônico poderão se cadastrar para disponibilizar o acesso às imagens das câmeras voltadas para as vias públicas.
“O que nós estamos fazendo neste momento é reforçar o sistema de segurança pública na cidade e também melhorar o sistema de mobilidade urbana. Não é simplesmente instalar câmeras por instalar, mas é servir de ferramenta. A polícia, os agentes de segurança precisam de ferramentas para trabalhar e é exatamente isso, nós iremos produzir meios para que a polícia consiga combater a criminalidade”, enfatizou o secretário municipal de Ordem Pública e Defesa Civil, Edson Costa.
Fernando Oliveira Soares, secretário municipal de Finanças, relembrou a situação do município no início desta gestão e falou dos benefícios desta PPP. “A gente pegou uma cidade totalmente endividada e sem capacidade de investimento. Então optamos pela parceria privada. A combinação das lâmpadas de LED com a usina solar resulta em uma redução drástica do custo, o que faz com que os investimentos em Wi-Fi, internet, câmeras, sejam viáveis sem onerar o contribuinte. Então fazer um contrato sem onerar o contribuinte, sem aumentar a carga tributária, é também ser inteligente. Barretos hoje é a primeira PPP de Cidade Inteligente do Estado de São Paulo”, explicou.
O projeto prevê a instalação de 84 câmeras, das quais 12 já estão em operação, em 40 locais estratégicos e definidos pelas forças de segurança da cidade. O restante das câmeras tem previsão de conclusão de instalação até o final deste mês. “Hoje podemos dizer que a cidade de Barretos se consolida como uma cidade inteligente”, comentou José Gimenes, Gerente de Contrato PPP Barretos Inteligente.
Apoio das forças de segurança
O CCOII possui tecnologia de ponta e utiliza Inteligência Artificial em suas atividades, com destaque para a identificação de foragidos da justiça, por meio de reconhecimento facial, e de veículos furtados/roubados, por meio de leitura da placa.
“Para a segurança pública representa e reflete bastante no aumento da prevenção, principalmente dos crimes, e também de repressão. É possível a gente aumentar o policiamento sem ter efetivamente o policial, a viatura na rua. As câmeras vão ajudar e acabam sendo uma outra ferramenta de inteligência que a Polícia Militar vai se utilizar para poder combater o crime”, disse a Major PM Esther Santos
“A gente espera com essa iniciativa da prefeitura de ampliar a cobertura de imagem, inibir bastante a criminalidade na nossa cidade. A prefeitura de Barretos é uma aliada de primeira hora. Nunca faltou com o apoio pedido, o apoio necessário para a atividade policial, e é por isso que a gente se sente cada dia mais motivado a trabalhar com o espírito de parceria e o espírito de equipe”, complementou o Delegado Seccional de Barretos, Antônio Mestre Júnior.
A inauguração ainda contou com a presença da Perito Criminal Chefe Dra. Carla de Souza Silva. “É uma honra estar aqui representando o Instituto de Criminalística de Barretos. A Polícia Científica entra numa quarta etapa, a partir do momento em que já está instaurado o inquérito policial e vai trabalhar na prova técnica dessas imagens”, disse.
Homenagem
O centro de controle recebeu o nome do pecuarista Cláudio Bortolo, conhecido por sua dedicação à comunidade e por suas contribuições ao setor agropecuário, falecido em 2022.
“Claudio Bortolo foi um grande amigo. Sempre se encontrava com a gente com uma palavra humana, bonita, calma, serena. Sempre amigo e leal a todos nós do agronegócio. Era estudioso, inovador, guerreiro, desbravador e realmente fez uma história muito bonita nessa passagem por aqui”, destacou o autor do Projeto de Lei que deu denominação ao espaço, vereador Nestor Leonel.
Eduardo Bortolo, filho do homenageado, agradeceu. “Meu pai era uma pessoa que batalhava, lutava pelo nosso bem e para fazer o bem. Ele sempre falava, por não ser natural de Barretos, que você não é de onde você vem, você é de onde se realiza. E aqui ele realizou todos os sonhos dele, constituiu família, se realizou profissionalmente. Enfim, deixou um legado para ser conduzido por nós todos”, contou.
Além dos vereadores Carlão do Basquete, Juninho Bandeira e Fabrício Lemos, secretários municipais, autoridades locais, munícipes, familiares e amigos do homenageado também participaram da cerimônia de inauguração.
O CCO fica na Avenida Aerostato, esquina com a Avenida Professor Roberto Frade Monte, no bairro Rios.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.