Barretos é certificado pelo estado como Município Amigo da Juventude
O reconhecimento leva em conta que na cidade há Conselho Municipal da Juventude, Casa da Juventude e Coordenadoria da Juventude
O município de Barretos recebeu da Coordenadoria Estadual de Políticas para a Juventude o ‘Certificado Município Amigo da Juventude’. Pertencente a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania, a Coordenadoria, com essa ação, visa reconhecer e incentivar o trabalho dos municípios que atuam com a juventude através de seus órgãos gestores da juventude e/ou Conselho Municipal da Juventude.
Nesse campo, a atuação conjunta entre Estado e Município busca reconhecer, valorizar e promover agenda de governança e gestão de políticas públicas de juventude em prol dos jovens entre 15 e 29 anos.
A entrega do certificado foi realizada durante cerimônia solene no dia 6 deste mês. Foi durante o evento Conexidades, realizado neste ano na cidade de São Sebastião.
“A certificação do Estado é a comprovação de que estão sendo construídas políticas públicas para os jovens no município de Barretos. O município acredita no potencial, no trabalho e no desenvolvimento do jovem”, afirmou Vitor Santiago, coordenador da Casa da Juventude. Barretos tem também o Conselho Municipal da Juventude ativo, além de ser o município onde foi inaugurada a primeira Casa da Juventude do Estado.
Na ocasião, a Câmara Municipal de Barretos também foi reconhecida com a certificação “Câmara Parceira da Juventude”, em função do projeto “Câmara na Escola”, desenvolvido na cidade.
A Coordenadoria do Estado tem como proposta a abertura do Fundo Estadual da Juventude e a criação do Plano Estadual da Juventude. As certificações são também ferramentas estratégicas de diagnóstico e termômetro de como os municípios estão atuando com a juventude.
Estiveram presentes para a certificação de Barretos o secretário estadual de Justiça e Cidadania, Fabio Pietro; o secretário Executivo da pasta, Raul Christiano; o coordenador de Políticas para a Juventude, Juliano Borges; a deputada estadual Fabiana Bolsonaro, o presidente da UVESP (União do Vereadores do Estado de São Paulo), Sebastião Misiara e a secretária Executiva, Silvia Melo.
Assimp-410-2024
Redação: Assessoria de Imprensa