Trabalho de rastreamento de câncer presta atendimento a mais de 60 pessoas

População sendo atendida durante projeto nas Três Barras
Foto – Divulgação

 

As equipes do Hospital de Amor atenderam 62 pessoas dentro do trabalho de rastreios de câncer de pele, boca e de pulmão realizado nos dias 18 e 25, no barracão da Igreja Sebastião na Cachoeirinha (40 atendimentos) e na capela da comunidade das Três Barras (22 pessoas), em Barretos. Sendo que neste último sábado, foram constatadas 9 lesões de boca, 2 lesões suspeitas de câncer de pele e 10 pacientes com lesões pré-malignas tratadas no local.
Segundo a coordenadora do projeto, a pesquisadora pós doc do Hospital de Amor, Dra. Raquel Descie, dos atendidos 43 passaram por avaliação bucal completa, sendo constatadas 29 lesões de lábio relacionadas a exposição solar crônica.
A coordenadora disse ainda que em relação ao rastreio de pulmão, 7 pessoas foram identificadas como alto risco e foram agendadas para realização de tomografia de baixa dose. “O Projeto Retrate, de rastreio de câncer de pele, avaliou todos os moradores que compareceram nos dois dias, e destes, 10 pessoas com lesões suspeitas de câncer de pele foram identificadas e encaminhadas para biópsia no Departamento de Prevenção do Hospital de Amor e 10 foram diagnosticadas com lesões pré-malignas e tratadas no local com crioterapia”, explicou Dra. Raquel Descie. As próximas datas e os locais de atendimento serão definidas com a Prefeitura. O projeto acontece em parceria com a CATI, Secretaria Municipal de Agricultura e o banco SICREDI.

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.