A Prefeitura Municipal de Colina, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, com seus órgãos: Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Serviço de Acolhimento Institucional Casa da Criança e do Adolescente “Sr. José Zaiden”. (SAICA) e a parceria do Conselho Tutelar, realizou a Campanha “MAIO LARANJA”.

As atividades aconteceram no último dia 14 de maio, na Praça Central, para celebrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio) e conscientizar a população sobre a importância do tema.

As entidades APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais); Casa Assistencial “Nosso Lar Amigos do Bem” e ARCO (Núcleo de Orientação ao Adolescente) participaram ativamente da ação, além de alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Lamounier de Andrade”, com a exposição de trabalhos alusivos ao tema. A Polícia Militar de Colina também esteve presente.

Na oportunidade, foram desenvolvidas várias ações de conscientização, tais como: apresentações teatrais, musicais e de danças; oficinas socioeducativas; dança do Leão Chinês, abordagem lúdica com o Grupo Ó do Borogodó; distribuição de algodão doce e brinquedos infláveis gratuitos à vontade para as crianças.

A Campanha “MAIO LARANJA” teve o objetivo principal de prevenir e informar a população sobre a importância do tema, bem como estimular a denúncia, garantindo que as situações de violência, atuais e futuras, sejam evitadas.

Em Colina, as denúncias de violência contra crianças e adolescentes são mantidas em sigilo absoluto e podem ser feitas através do Disk 100; pelo 190 da Polícia Militar ou pelos telefones: 3341-8119 (CREAS) e 3341-4411 (Conselho Tutelar). O CREAS está localizado na Rua 7 de Setembro, nº. 388, com atendimento de segunda à sexta-feira, das 07h30 às 12h e das 13h às 17h.

“É crucial o envolvimento do Poder Público juntamente com a sociedade para a prevenção de casos de abuso. As ações são muito importantes na conscientização e reforçam que devemos estar atentos todos os dias, definindo estratégias para o aperfeiçoamento de ações preventivas e articular uma rede de proteção aos direitos infantojuvenis”, ressaltou o Prefeito Dieb Taha.