UTI aeromóvel da PM de SP socorre idosa em estado grave no RS
Equipes paulistas seguem empenhadas na ajuda ao povo gaúcho
Uma idosa, de 74 anos, em estado grave, foi resgatada pelo helicóptero Águia da Polícia Militar. A aeronave, que está no Rio Grande do Sul desde o início do mês, é equipada com uma Unidade de Terapia Intensiva para resgates médicos.
O socorro aconteceu na segunda-feira (20), na cidade de Teutônia (RS), onde 157 pessoas morreram por causa das chuvas intensas, conforme o último balanço da Defesa Civil.
A vítima resgatada tem insuficiência renal aguda e insuficiência respiratória. Ela já estava internada em um hospital do município, mas como a situação se agravou, precisou ser transportada com urgência para uma unidade de saúde mais equipada.
Devido à adaptação do Águia 33 para transportar pacientes com problemas de saúde, o Centro Integrado de Comando e Controle do estado gaúcho acionou as equipes do Comando de Aviação da Polícia Militar (CavPM) de São Paulo. Segundo o capitão Eduardo Pelegrini, um trajeto que seria feito por três ou quatro horas por via terrestre, foi realizado em cerca de 35 minutos com o helicóptero.
“A situação aqui fez com que a rede hospitalar se saturasse, seria muito arriscado levar essa senhora por via terrestre, o estado dela é crítico”, observou o policial.
Imagens mostram a idosa deitada na maca do helicóptero, equipado com aparelhos respiratórios, cardíacos e outros itens médicos que auxiliaram a transportar a vítima em segurança. O Águia 33 já fez o transporte de 27 pessoas com problemas graves de saúde por meio da UTI aeromóvel desde o início da operação.
Além do Águia 33, outros dois helicópteros (Águia 12 e 24) da corporação paulista, equipados com guincho elétrico, estão empenhados nas missões de salvamento e apoio no transporte de pessoas e materiais. Um avião King Air também está à disposição para o transporte das tropas.
Integrando as equipes de resgate desde a última sexta-feira (17), o capitão Pelegrini afirma que é difícil ver o cenário de desastre que as chuvas deixaram no Sul, mas é grato por poder ajudar.
Novas equipes paulistas deslocadas para apoio no RS
Uma nova equipe da Polícia Civil de São Paulo foi deslocada na segunda-feira (20) para apoiar nos salvamentos no Rio Grande do Sul.
No total, foram 23 agentes, entre investigadores, papiloscopistas, escrivães e carcereiros, que atuam em delegacias da Região Metropolitana de São Paulo. O novo efetivo soma-se aos 29 policiais civis paulistas que já estão lá.
Ainda hoje (21), os 33 bombeiros que estão no Sul, desde a semana passada, retornam para São Paulo, mas outros 44 chegam na sequência para substituir as equipes.