SAAEB adquire conjunto de bombeador e demais acessórios para reserva de abastecimento da cidade
A partir de agora haverá mais rapidez para normalizar o sistema de abastecimento minimizando o impacto da substituição
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barretos (SAAEB), recebeu na manhã de quarta-feira (15), um conjunto de bombeador e demais acessórios para reserva, intercambiáveis para os conjuntos motobombas verticais de eixo prolongado que equipa os poços tubulares profundos de abastecimento de água potável em Barretos nas unidades Dom Bosco, San Diego e Assis Chateaubriand.
O conjunto conta com bombeador, mancal flageado, eixo transmissão de aço, parafusos, porcas, caixa de rolamento dentre outros produtos.
Até então, quando existe algum incidente de quebra do motor, bomba, ou alguma peça, o trabalho de retirada e recolocação é muito moroso. Dependendo da situação, era preciso ser retirado, colocado uma bomba reserva que a autarquia não tinha, e ser levado para arrumar e depois de meses ser recolocado. Agora, qualquer um desses poços que necessitar de reparo, o SAAEB terá a bomba reserva com todas as peças sobressalentes para todas as unidades, porque cada poço tem peças específicas.
O diretor técnico, Marco Seiji, explica como é o processo da retirada e recolocação da bomba de um poço profundo. “A retirada demora em média entre 4 e 5 dias. A recolocação de uma ou outra bomba demora mais uns 3 dias. Então, essa bomba vai para reparo que demora, em média, 2 meses. Depois ela volta e são os mesmos 7 a 10 dias para ser recolocado. Ficávamos de 2 a 3 meses com o sistema não funcionando normalmente por conta da bomba. A partir de agora, havendo algum incidente, nós vamos ter uma bomba e as peças”, disse.
“Nós compramos peças para todos os nossos poços com eixo prolongado. Então, teremos uma rapidez maior agora quando houver algum evento deste tipo a fim de que a população sofra menos impacto durante o processo de substituição”, explica o superintendente Marcelo Borges.
Ele finaliza dizendo que não haverá mais a necessidade de substituir provisoriamente o sistema e depois promover todo o processo para recolocar a bomba própria do poço. “Todos sabem dos problemas financeiros e sucateamento que a autarquia sofreu em gestões passadas. Na medida do possível a Prefeitura, por meio do SAAE, vai promovendo as melhorias no sistema de água e esgoto do município”, finaliza Marcelo.