Maio Amarelo Barretos conscientiza população a contribuir para a paz no trânsito
Medidas para deixar o trânsito mais seguro são adotas pela Prefeitura o ano todo. A campanha lançada neste mês visa lembrar sobre como cada um pode fazer o seu papel
A Prefeitura de Barretos está engajada na campanha “Maio Amarelo paz no trânsito começa por você”. A iniciativa busca chamar a atenção dos motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância de todos colaborarem cotidianamente para um trânsito mais seguro.
“Queremos conscientizar a população de que as ruas são um espaço de todos, em que cada um precisa ser mais paciente, gentil e empático. As regras de trânsito têm que ser seguidas, não apenas para evitar multa, mas para se manter a paz no trânsito”, ressalta Vinissios Vettorazzo, coordenador do projeto de Educação de Trânsito.
“Ações simples precisam fazer parte da rotina dos cidadãos quando estão no trânsito. O cinto de segurança deve sempre ser utilizado, inclusive no banco de trás. Motociclistas precisam usar capacete. Os carros devem parar quando o pedestre for utilizar a faixa para atravessar”, reforça o secretário municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana, Luiz de Matos.
A campanha da Prefeitura lembra também que celular não combina com direção; crianças devem ser transportadas na cadeirinha e no banco de trás; o limite de velocidade das vias precisa ser respeitado; e para não dirigir quando beber ou o cansaço bater.
Prefeitura em ação o ano todo
As ações para tornar o trânsito mais seguro em Barretos são adotadas todos os meses. 50 faixas de pedestres foram instaladas nos últimos três anos, chegando ao total de 350 existentes na cidade. Além de sete novas faixas elevadas para os pedestres atravessarem; quatro delas, instaladas neste ano no Christiano de Carvalho, Dom Bosco, Santa Terezinha e Centro.
A Prefeitura tem também mapeado cruzamentos em que a placa tradicional de parada obrigatória (PARE) não vem sendo suficiente e, para evitar acidentes, nesse período, 15 foram substituídas por placas maiores, com 80 cm.
Além do trabalho de recapeamento. O asfalto novo está chegando a cada vez mais bairros, acompanhado de sinalização no solo, e proporciona mais segurança para todos.