Governo anuncia Fundo para indenizar produtores em novos casos de Febre Aftosa
Foto – Lideranças da agricultura durante evento na Agrishow
A Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura de São Paulo apresentou durante a 29ª Agrishow, o Fundesa-PEC, que é um fundo complementar indenizatório criado para o pagamento de ressarcimento ao produtor, caso haja focos de Febre Aftosa em decorrência da retirada da vacinação contra a doença, que entrou em vigor em 2024. “Atendemos demandas do setor e chegamos a uma decisão que consideramos justa para as contribuições para o fundo que garante a integridade do patrimônio da pecuária paulista”, anunciou Luiz Henrique Barrochelo, médico veterinário e coordenador da Defesa Agropecuária durante sua apresentação.
Segundo o coordenador, o produtor, que a partir de maio de 2024 não precisa mais vacinar seu rebanho contra a Febre Aftosa, passará a contribuir com uma taxa a cada campanha de atualização. De acordo com a minuta do projeto de lei, o produtor passará a pagar 0,0028 UFESPS, o que em 2024, corresponde ao valor de R$ 0,99 centavos por cada animal declarado.
“O antigo FUNDEPEC foi essencial para que tivéssemos o aporte e as experiências necessárias tanto para a retirada da vacina, quanto para a nova forma de arrecadação que vai dar segurança ao pecuarista, pois nossa maior preocupação é a produção da pecuária que a partir de agora, passa a estar coberta”, destacou o barretense Cyro Ferreira Penna Júnior, que é diretor do Sindicato Rural do Vale do Rio Grande, que na ocasião, falou em nome da FAESP/FUNDEPEC.
Já o secretário de agricultura e abastecimento do Estado de São Paulo, Guilherme Piai, parabenizou todos os envolvidos e colocou o governo de São Paulo à disposição do setor. “É um dos setores que mais produz no Estado de São Paulo e que com certeza, tem o apoio incondicional do Governo”, encerrou.