Com o propósito de diagnosticar e prevenir a tuberculose, a Prefeitura Municipal de Colina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, comunica que estará realizando a “Campanha de Intensificação de Busca Ativa de Casos de Tuberculose – 1º fase”, no período de 15 a 30 de abril, por intermédio da Vigilância Epidemiológica.O enfoque está direcionado à tosse, que é o principal sintoma da Tuberculose Pulmonar. As pessoas com tosse há duas ou mais semanas, devem procurar uma Unidade de Saúde para fazer o exame de escarro; que é um exame simples e o resultado sai em torno de 5 a 7dias.

A Campanha acontece em todas as Estratégias de Saúde da Família e também durante as visitas domiciliares dos Agentes Comunitários de Saúde.

O objetivo da Campanha é a identificação e investigação do sintomático respiratório, resultando num aumento de detecção de casos de tuberculose. Espera-se que o maior número de pessoas doentes recebam o tratamento precocemente, contribuindo para a redução do contágio e índices de mortalidade da doença. Embora seja mortal, a tuberculose tem cura. O tratamento está disponível para todos e deve ser seguido severamente até o final.

Os sintomas da tuberculose são:

  • Tosse persistente;
  • Febre vespertina;
  • Sudorese noturna;
  • Emagrecimento;
  • Cansaço/fadiga.