Simpósio de Iniciação Científica do UNIFEB conquista registro no sistema internacional para periódicos
O UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) avançou ainda mais na área de pesquisa científica com a aprovação do ISSN (International Standard Serial Number), registro no sistema internacional para periódicos, conferido pelo IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia). Agora o SIP (Simpósio de Inovação e Pesquisa) promovido pela instituição tem assegurado a legitimidade dos trabalhos produzidos e apresentados.
Para a coordenadora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Inovação do UNIFEB, Profa. Dra. Nathalia Garlich, essa conquista impacta positivamente no âmbito acadêmico do UNIFEB. “O SIP ganha reconhecimento técnico e permite uma maior visibilidade à instituição, além de preservar todo o conteúdo produzido no evento que ficará disponível na internet”, ressaltou.
O ISSN é um sistema de padrão internacional de oito dígitos numéricos para identificar publicações que tem periodicidade, como os anais de congressos, simpósios, livros e revistas científicas. “Ter o SIP registrado em identificadores de publicações científicas ajuda na divulgação, citação e colabora para o combate de plágio dos trabalhos realizados na instituição e publicados no simpósio”, explicou.
Nathalia afirma que a produção científica é a maneira mais eficaz de transmissão e compartilhamento de conhecimentos entre as diversas áreas do ensino da instituição, com o objetivo de garantir o desenvolvimento em metodologia científica nos alunos e inspirar um espírito de inovação e aperfeiçoamento pessoal e profissional. “Além disso, a produção científica ressalta o desenvolvimento da instituição além da graduação e contribui para o crescimento do nosso município e região”, enfatizou.