“Bingo solidário da AVCC” alivia tensão nas salas de espera do Hospital de Amor
Os bingos ocorrem no Centro de Prevenção do Câncer de Mama, às terças e quintas-feiras, a partir das 8h
Descontrair o clima tenso e, muitas vezes, nem perceber o tempo passar, esse é um dos objetivos da brincadeira “Bingo” realizada pelas voluntárias da AVCC – Associação Voluntária de Combate ao Câncer de Barretos, durante o período de espera dos pacientes por consultas ou exames no Centro de Prevenção do Câncer de Mama – Instituto AVON, do Hospital de Amor de Barretos.
A voluntária da AVCC, Dona Orlanda Marreto, já perdeu a conta de há quantos anos coordena o bingo, uma brincadeira totalmente gratuita, que distribui prêmios simbólicos como bijuterias, chaveiros, óculos, brinquedos, lenços, entre outros itens provenientes de doações.
“Os pacientes adoram o momento do bingo. Eles se distraem, se divertem e, no final, também realizamos uma rifa com trinta números, valendo um kit de sabonetes com cremes entre outros produtos, tudo para ajudar a ‘caixinha’ para a manutenção da AVCC”, explicou Marreto.
Há quatro anos, a voluntária Laila Cristina Mendonça dos Santos auxilia Dona Orlanda nos bingos da AVCC. “É algo gratificante ajudar o próximo, proporcionar alegria aos pacientes do Hospital de Amor. Há dias em que eles podem estar um pouco desanimados. No entanto, com o bingo, eles se distraem e até esquecem momentaneamente os problemas de saúde”, finalizou.
Os bingos da AVCC ocorrem no Centro de Prevenção do Câncer de Mama do Hospital de Amor, às terças e quintas-feiras, durante toda manhã, a partir das 8h.
Atualmente a AVCC – Associação Voluntária de Combate ao Câncer de Barretos conta com cerca de 40 voluntários, que participam das atividades, que incluem o bazar de moda sustentável, em que todos os itens, em bom estado, são vendidos com preços bem acessíveis aos pacientes e familiares de baixa renda; o recolhimento e organização das doações de alimentos, repassados às famílias de pacientes com dificuldades alimentares; arrecadação de tampinhas de plástico e lacres das latinhas de bebidas, que são vendidos para gerar recursos para a entidade; central de doações de cabelos que se transformam em perucas cedidas gratuitamente em empréstimo a pacientes em que a quimioterapia teve como consequência a calvície temporária; entre outras ações que tem como princípio o acolhimento aos pacientes do Hospital de Amor e de seus familiares, como a brincadeira do Bingo às terças e quintas.
Textos e fotos: Tamires Furniel