Evento “Dia Delas” leva serviços à Praça Francisco Barreto

 

A prefeita Paula Lemos reforçou a importância da valorização e do respeito à mulher. Uma série de ações foram promovidas em conjunto pelas Secretarias Municipais de Assistência Social e Desenvolvimento Humano; da Saúde e da Cultura e Economia Criativa, além da Delegacia da Mulher e entidades parceiras

A manhã do sábado, dia 9, foi dedicada às mulheres na Praça Francisco Barreto. Centenas de mulheres estiveram presentes na segunda edição do Dia Delas. Realizado pela Prefeitura da Estância Turística de Barretos, o evento celebra o Dia Internacional da Mulher promovendo para as barretenses ações de autocuidado, saúde, esporte, cultura, negócios e oportunidades, além de combate à violência e acesso a programas sociais.

A prefeita Paula Lemos ressaltou que se tratava de um dia muito especial. “Este é um dia de festa, mas também de reflexão. Por que temos um dia nosso? Porque temos um processo de luta constante para caminharmos em igualdade com os homens. É um dia em que nos unimos para reconhecermos que conquistamos evolução, mas que ainda há muito o que se fazer”, ressaltou a chefe do Executivo, observando que não se quer mais do que os homens, mas apenas direitos iguais.

Paula lembrou que só em 1932 as mulheres conquistaram o direito de votar e que, embora hoje haja prefeitas mulheres, elas ainda são minoria nesse cargo. Também lembrou que atualmente não há nenhuma vereadora mulher em Barretos e que ainda é comum, em uma mesma função, mulheres ganharem menos do que homens. “O Brasil ainda está também entre os países com maior número de feminicídios no mundo”, completou a prefeita, salientando o trabalho revolucionário que a equipe da Delegacia da Mulher (DDM) vem realizando em Barretos.

A chefe do Executivo destacou os papéis relevantes que mulheres ocupam em Barretos e agradeceu às diversas mulheres em ação no município. Ela citou as secretárias ali presentes: Vitória Saretta (Assistência), Jéssica Maria dos Santos (Educação), Sirlene Menezes (Administração); a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Letícia Lemos; além das mulheres que estão na liderança no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM), no Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM) e na Casa da Mulher. Também fez menção à ex-vereadora Maria Augusta e destacou seu trabalho de décadas na filantropia. Paula citou ainda ao relevante trabalho das “mulheres invisíveis”, em referência às tantas que não são mencionadas no dia a dia, mas que também desempenham papéis essenciais atuando em suas respectivas funções dentro da administração.

Atividades
O evento Dia Delas contou com a participação de uma série de entes, que proporcionaram ações de autocuidado e oferta de saúde às mulheres que estiveram na praça da Catedral. Com a dança e atividade física, foi estimulada a mudança de hábitos e a promoção de qualidade de vida, destacando-se às participantes que é possível se informar sobre as diferentes atividades oferecidas cotidianamente pela Prefeitura e passar a fazer parte das que estiverem mais próximas.

Na praça recém-reformada pela Prefeitura, foram oferecidos atividades e serviços proporcionados pelas Secretarias Municipais de Assistência Social e Desenvolvimento Humano; Saúde; Cultura e Economia Criativa; Esporte e Lazer; Comunicação; pelo SENAC, Coletivo Conexão Feminina e empresas que fizeram doações de serviços e brindes para as mulheres. O SAAE garantiu a água fresquinha para todos. Houve também uma oração ecumênica. Outra possibilidade no Dia Delas foi a adoção consciente de cães e gatos.
O Programa Municipal de Municipal IST/HIV/AIDS esteve presente com o trailer da saúde e realizou 72 testes rápidos, entre exames para HIV, sífilis e hepatites B e C.

Atendimento e canal de denúncias o ano todo
As equipes da DDM e do CRAM ofereceram conscientização e escuta, além de reforçarem que as mulheres podem procurar os serviços ao longo de todo o ano. O CRAM oferece orientações e está localizado na sede da Antiga Prefeitura, na Rua 30; também atende de segunda a sexta-feira pelo WhatsApp (17) 98199-4002.

Mulheres vítimas de violência ou pessoas que souberem de algum caso devem procurar a DDM, que está localizada na Rua 18, n. 137 – entre as Avenidas 29 e 31, no Centro. A equipe da DDM atende também pelo WhatsApp (17) 3612-2845 e oferece mais informações sobre sua atuação e os tipos de violência no Instagram @ddm.barretos. As denúncias também podem ser feitas pela Central de Atendimento à Mulher: telefone 180.

Participação Delas

As amigas Terezinha Bandeira e Maria Aparecida aproveitaram para se movimentar e dançaram no evento. “Está valendo à pena, muito bom”, destacou Maria. Dona Terezinha gostou de se movimentar logo cedo e contou que elas fazem alongamentos frequentemente no CRAS em que participam do grupo 60+. “Fazemos encontro com palestra, artesanato, muitas atividades”, contou.

A orientadora social Geralda da Silva, que trabalha no CRAS 4, também gostou do que pode conferir no evento. “Está excelente. Tem que ter o Dia Delas todos os anos”, afirmou.

Célia Reis de Oliveira, que participa de atividades no CRAS 2, também aprovou as ações. “Eu já tinha vindo na praça depois da reforma, no show. Está muito bonita, vários lugares para sentar. Gostei muito do Dia Delas sendo realizado aqui”, destacou.

Entre um atendimento e outro que realizava, Danielly Brigatti, técnica de enfermagem no SAE Casa Rosa, entrou no clima das danças. “As pessoas se divertem, tem o sorteio de brindes e contam com os serviços de saúde. O Senac ali faz a prevenção de diabetes, mede a pressão. Nós estamos oferecendo a testagem para as ISTs aqui no trailer da Saúde E nós mulheres que estamos aqui trabalhando também conseguimos aproveitar o evento”, ressaltou.

Autoridades presentes
Também estiveram presentes no Dia Delas os secretários municipais Rogério Teodósio (Cultura); Itamar Alves dos Santos (Comunicação); Juliana Luciana dos Santos (Desenvolvimento Econômico); Cuiabano Lima (Turismo); Thyago Abraão (Indústria e Comércio); Osmar Souza (Negócios Jurídicos) e Luiz de Matos (Trânsito e Mobilidade Urbana), além do ouvidor do município, Danilo Mendes; o controlador geral, Paulo Scannavino; o diretor-presidente do IPMB, Lincoln Menezes e o superintendente do SAAEB, Marcelo Borges.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.