Escolas de Barretos entram em ação no “Dia D” contra dengue

são 22 escolas de ensino fundamental e 29 de ensino infantil

Os 13 mil alunos das 51 unidades escolares da rede municipal participarão da mobilização estadual. Entre as atividades, serão realizadas passeatas, apresentações teatrais, palestras. Estudantes passam a ser agentes mirins no combate ao Aedes aegypti

A rede municipal de Ensino da Estância Turística de Barretos participa nesta sexta-feira da mobilização no “Dia D” contra a dengue. Atendendo ao chamado do governo estadual e da Secretaria Municipal de Saúde, os profissionais da Secretaria Municipal de Educação prepararam uma série de ações para esta sexta-feira, dia 1º de março.

A mobilização envolve os 13 mil alunos das 22 escolas de ensino fundamental e 29 da educação infantil da rede municipal. Logo cedo, estudantes sairão às ruas em diferentes partes da cidade fazendo barulho para lembrar a população que todos os cidadãos precisam entrar em ação para impedir o avanço da dengue na cidade e, assim, preservar vidas.

A Prefeitura reforça a orientação para que, a cada semana, os moradores dediquem 10 minutinhos de seu tempo para conferirem sua casa e quintal, eliminando criadouros. Para evitar que o Aedes aegypti se reproduza, outra recomendação é colocar meio copo de água sanitária ou uma colher de sal nos ralos duas vezes por semana.

Os alunos barretenses passam a ser agentes mirins contra a dengue. Em 2023, as 62 crianças formadas pelo Samuzinho já tiveram um módulo de aulas sobre dengue e chikungunya. Agora, a partir das informações compartilhadas por esses alunos multiplicadores e pela troca de informações entre profissionais da Saúde e Educação, a missão de combater o Aedes aegypti na escola e em casa passou a ser de todos os estudantes, pedindo também a colaboração de seus pais.

Escolas em ação
Na região do Bairro Barretos II, alunos de quatro unidades escolares se juntarão na passeata que será terá início às 8h da manhã, partindo da Travessa Sebastião Botacini. Participarão as Escolas Municipais (E.Ms.) Dorothovio do Nascimento e Giuseppe Carmineo, além dos Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs) Fernanda Teixeira e Ana Carvalho Castanho.

Também nesse horário, no Derby Clube, a equipe e alunos da E.M. Sagrados Corações saem às ruas. No CEMEI Maria Fernandes Rodrigues, estão previstas para às 8h caminhada com conscientização no quarteirão e roda da interação com histórias.

No Bairro Ibirapuera, tem contação de histórias no CEMEI Olávio Lopes, além de ações externas. Os alunos, funcionários e professores da E.M. Às 7h30, Luiz Castanho iniciam passeata. Às 7h40, é a vez do Cemei Professor Luiz Paro Neto.
Na E.M. Dorival Teixeira e nos CEMEIs Mãe Comerciária e Profª. Rosa de Santis Ribeiro começa às 9h.

A Escola Municipal Orival Leite também realiza uma passeata nesse horário e outra às 16h30. Na E.M. Dorival Teixeira, haverá também palestra com a Agente de Controle de Vetores responsável por Informação, Educação e Comunicação.

Os alunos do CEMEI Amador Alves de Queiroz saem pelo bairro em passeata às 9h30. No City Barretos, turmas da E.M. Christiano Carvalho saem às ruas às 10h e 15h30.

No Cemei Cleusa Pereira Barreto, às 9h, é realizada uma palestra em parceria com a Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos (Facisb). No CEMEI Robson Rosalino da Silveira, tem Circuito contra dengue às 15h30. No CEMEI Veridiana da Silva, é realizada às 15h45 a gincana “Todos contra a Dengue”.

O “Movimento Xô, Dengue! A luta é de todos nós” é realizado no CEMEI Izadora Bevilacqua de Souza Merenda com gincana às 9h e atividades durante todo o período. No Cemei Paulo Belmiro Ferreira estão programadas atividades temáticas para o dia todo, com painel fotográfico, dinâmicas e dramatização. Para o CEMEI Lúcia Regina Scavacini também estão previstas atividades ao longo de todo o dia, com caçada ao mosquito, cartazes, música, orientação, brincadeira “mata mosquito”, roda de leitura e jogos.
Os agentes mirins do CEMEI Sebastiana Nicézio de Caravalho realizam uma ação pelo bairro no período da manhã. A unidade já vem desenvolvendo ao longo da semana ações contra a dengue. Outras unidades também já estão desenvolvendo e em todas haverá atividades relacionadas ao combate ao Aedes aegypti nesta sexta-feira. É possível obter mais informações nas redes sociais e nas próprias unidades escolares.

Mobilização estadual
O “Dia D de Mobilização Estadual” contra as arboviroses (doenças transmitidas por mosquito) foi convocado pelo Governo do Estado, por meio do Centro de Operações de Emergências (COE). Em Barretos, agentes de controle de vetores também realizarão nesse dia ações casa a casa e interações com os estudantes.

Dengue 100 dúvidas
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, lançou nos últimos dias o portal “Dengue 100 Dúvidas” com as cem perguntas mais frequentes sobre dengue, zika e chikungunya nos buscadores da internet. A ferramenta desmistifica as informações falsas que circulam nas redes sociais e orienta a população sobre as doenças. O acesso está disponível no link: www.dengue100duvidas.sp.gov.br

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.