Saúde passa a realizar coleta de sangue em suspeitos de dengue
Foto – Entrevista coletiva na Secretaria de Saúde (Foto – Tininho Júnior)
A importância da realização do exame para a confirmação do sintoma de dengue ou não, foi tema de entrevista coletiva realizada nesta quarta-feira (21), na Secretaria de Saúde de Barretos. Na oportunidade, a secretária de Saúde, Graça Lemos, acompanhada do médico infectologista dr. Guilherme Freire, juntamente com a coordenadora de Atenção Básica, Mariana Souza e a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Manuela Theodoro Ribeiro, foi feito um alerta para que a população que apresente sintomas para a dengue realize a coleta de exame das 7h30 às 9h30 em todas as Unidades de Saúde de Barretos. “Toda pessoa que tiver algum sintoma de dengue, deve procurar o Posto de Saúde mais próximo de sua casa para fazer a coleta do material para se confirmar a doença. O exame confirmatório é enviado para o Instituto Adolfo Lutz, onde é identificado também o tipo de vírus que está circulando em Barretos”, orientou o médico infectologista, Dr. Guilherme Freire.
Em Barretos, segundo os exames recebidos dos 65 casos positivos que a cidade registra, são todos do tipo 2. “O vírus tipo 1 e 2, é o vírus que circula em sua grande maioria em nossa região. E o resultado chega para as equipes da Saúde em até 15 dias”, explicou o médico.
A secretária de Saúde, Graça Lemos, lembrou também a importância de realizar a coleta de sangue no sexto dia da doença, para auxiliar na busca ativa dos casos. “Quanto mais informações tivermos a respeito, melhor poderemos direcionar o nosso trabalho para realização de bloqueio dos casos. Pedimos inclusive que passem o endereço correto da residência para o bloqueio na região onde mora o paciente”, explicou Graça.
Outra informação passada pela secretaria é a respeito da realização de arrastões de limpeza na cidade, que foi iniciado pelos distritos do Ibitu e Alberto Moreira, que estavam com índice breteau de 15 e 27.2, enquanto no município o índice está em 4.1. “Neste sábado vamos iniciar pelo bairro Leda Amêndola o trabalho de recolhimento de móveis, lixo, trabalho de tapa-buraco, raspagem e outros serviços com todas as secretarias. Pedimos para toda a população que colabore também nesse trabalho de combate à dengue”, afirmou Graça Lemos.
De acordo com a secretária, a maior incidência de casos doença está na região dos bairros Leda Amêndola, Barretos 2, Distrito Industrial e bairros adjacentes.