Prefeitura faz conscientização e entrega de preservativos femininos e masculinos no “CarnaBarretos” 2024 e em eventos particulares

 

A equipe do Programa Municipal IST/HIV/AIDS realizará ações entre os foliões de sexta-feira, 9, até a terça-feira de Carnaval, dia 13. O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher também estará em ação para combater o assédio sexual

Os foliões que passam o Carnaval na Estância Turística de Barretos contam com as ações da equipe do Programa Municipal IST/HIV/AIDS para que se lembrem da importância da prevenção. Como já é tradicional na cidade, entre esta sexta-feira, dia 9, e a terça-feira de Carnaval, dia 14, mais de dez servidores da Secretaria Municipal de Barretos estarão todas as noites entre as pessoas que estiverem curtindo o Carnaval levando conscientização e realizando a entrega de preservativos femininos e masculinos e de gel lubrificante.
As ações da equipe do Programa Municipal IST/HIV/AIDS seguem o seguinte cronograma:
CarnaBarretos 2024 – na Região dos Lagos: 10/2 – sábado, das 18 às 20h;
Bloquim – Parque do Peão: 9 a 13/2 – sexta a terça-feira a partir das 20h;
Rio das Pedras: 11 e 13/2 – domingo e terça-feira, das 18 às 20h.
“O Carnaval é um momento de descontração em que muita gente quer aproveitar a festa, mas é sempre importante ter consciência dos riscos de contaminação por infecções sexualmente transmissíveis e que o uso do preservativo é a melhor forma de prevenção”, afirma a coordenadora do Programa IST/HIV/AIDS, Cecília Marques dos Reis. Ela lembra que o uso do preservativo funciona também para evitar a gravidez indesejada.

Atendimento 24h em caso de pós-exposição
A Secretaria Municipal de Saúde recomenda a atitude preventiva. Entretanto, ocorrendo alguma eventualidade em que o preservativo tenha estourado ou em caso de relação de risco sem preservativo, é mantido em finais de semana e feriado o atendimento ininterrupto na UPA e Santa Casa para se iniciar a profilaxia pós-exposição, que é indicada para até 72h após o ocorrido; sendo inidicado procurar a unidade o quanto antes.
a gente lembra que UPA e a Santa Casa atendem o tempo todo e podem ser procuradas em até 72 horas para se iniciar a medicação, sendo o quanto antes melhor.

Assédio sexual não é brincadeira de Carnaval
Integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM) e do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM) estarão presentes ao longo do evento CarnaBarretos2024 prestando apoio a mulheres caso passem por alguma situação de abuso ou importunação sexual. Para melhor identificação, elas estarão com a camiseta branca do COMDIM.
A secretária Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Vitória Saretta, ressalta a expectativa para que o respeito prevaleça. “O CarnaBarretos2024 é um evento para toda a família se divertir de forma saudável. É esse o sentimento que vamos levar e esperamos de todos na Região dos Lagos neste sábado, dia 10. Sempre lembrando que ‘não é não’. De qualquer modo, o Conselho também estará presente para prestar apoio a mulheres em caso de violência e assédio”, ressaltou.
Em casos de violência, assédio, abuso ou importunação, as mulheres devem acionar a rede de proteção a qualquer momento, ligando gratuitamente para a Polícia Militar 190, SAMU 192, Disque Denúncia 181 ou para a Central de Atendimento à Mulher da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos 180.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.