Colina alcançou uma posição de destaque no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M) de 2023 (Ano Base 2022). Este levantamento, conduzido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), é uma ferramenta crucial para avaliar a eficiência das administrações municipais. Colina se posicionou bem e obtive a nota B, simbolizando uma Gestão Efetiva.
Em todo o Estado de São Paulo, apenas 52 municípios, incluindo Colina, das 644 Prefeituras avaliadas, atingiram a classificação B, representando apenas 8% do total.
Nenhum município alcançou as classificações A ou B+, que indicaria uma gestão altamente efetiva ou muito efetiva, respectivamente.
Os dados divulgados foram coletados em 2022 e validados no ano passado (2023).
A relevância da pontuação atribuída pelo Tribunal de Contas foi reconhecida pela ONU, que utiliza os dados coletados pelo IEG-M como ferramenta oficial para o monitoramento das ações municipais no Estado de São Paulo em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
O Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M) foi criado em 2015 pelo TCE-SP para medir a eficiência das 644 Prefeituras paulistas.
Com foco em infraestrutura e processos, avalia a eficiência das políticas públicas em sete setores da administração saúde, planejamento, educação, gestão fiscal, proteção aos cidadãos (Defesa Civil), meio ambiente e governança em tecnologia da informação.
Os resultados obtidos também produzem informações que têm sido utilizadas por Prefeitos e Vereadores na correção de rumos, reavaliação de prioridades e consolidação do planejamento dos municípios.
Desempenho por Áreas
Colina mostrou um bom desempenho em diversas áreas. As classificações obtidas foram: Saúde (B), Educação (B), Gestão Fiscal (B), Planejamento (B), Meio Ambiente (C), Segurança das Cidades (C) e Governança em Tecnologia da Informação (C).
Para o Prefeito Municipal de Colina, Dieb Taha, “essa foi a maior pontuação registrada entre os municípios paulistas, colocando Colina entre os 52 municípios (dos 644) que obtiveram o índice máximo. A avaliação é um parâmetro prático que afere o bom uso dos recursos públicos”.