A Prefeitura Municipal de Colina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, faz um alerta sobre a importância do combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue: a efetividade do combate à Dengue tem muito a ver com a prevenção coletiva contínua.

Os Agentes de Endemias de Colina atuam, diariamente, na fiscalização e prevenção, disponibilizando informações e mobilizando a população quanto à importância da eliminação de materiais que possam acumular água.

Orientações quanto à limpeza de quintais, bebedouros de animais, piscinas e ralos, bem como a limpeza das calhas e lajes são realizadas.

As ações de combate à Dengue, Zika e Chikungunya são efetuadas permanentemente pela equipe da Vigilância Epidemiológica/Agentes de Endemias do Município, com ações de bloqueio e controle de criadouros nos casos suspeitos e confirmados de Dengue; e busca ativa de suspeitos. O bloqueio de controle de criadouros tem como objetivo eliminar criadouros do mosquito na localidade onde há a transmissão da doença.

Vistorias quinzenais são feitas em pontos estratégicos, tais como: oficinas, borracharias, ferro velhos e no Cemitério Municipal. Vistorias mensais são realizadas em imóveis especiais, como por exemplo, escolas, creches, unidades básicas de Saúde, empresas e no Hospital. A Coleta de Pneus Inservíveis é feita semanalmente: todas as terças e sextas-feiras em oficinas, borracharias e residências. O recolhimento de inservíveis em terrenos baldios, semanalmente.

Assim, a Secretaria Municipal de Saúde reforça que a forma mais eficaz de prevenção é o combate ao mosquito Aedes Aegypti, e chama a atenção da população para fazer esse controle, em conjunto com as ações desenvolvidas pela Prefeitura Municipal, para evitar a proliferação do inseto. Do início deste ano (de 01 até 25 de janeiro) foram eliminados 155 focos do mosquito nas residências, no trabalho de bloqueio e controle de criadouros nos bairros com transmissão: COHAB 3; COHAB 2; COHAB 1; Jardim Primavera; Parque Débora; CDHU 1; CDHU 2 e Vila Hípica.

O município contabiliza os seguintes casos de Dengue de 01 à 26 de janeiro de 2024:

TOTAL DE NOTIFICAÇÕES  

AUTOCTONE

 

IMPORTADOS

 

AGUARDANDO

 

DESCARTADOS

215 40 03 55 31

 

O município contabiliza casos Chikungunya, de 01 à 25 de janeiro de 2024:

TOTAL DE NOTIFICAÇÕES  

AUTOCTONE

 

IMPORTADOS

 

AGUARDANDO

 

DESCARTADOS

08 00 00 07 01