DNIT realiza levantamentos na Ponte do Rio Grande
A situação da ponte Gumercindo Penteado, sobre o Rio Grande, na divisa entre os estados de São Paulo e Minas Gerais, continua sendo tema de estudos por parte do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura). De acordo com a superintendente da Defesa Civil de Colômbia, Maria Inácia Macedo Freitas, o órgão federal lhe informou que está elaborando um projeto para alargamento da ponte. “Eles realizaram a batimetria da profundidade do leito e agora pretendem com esse projeto realizar o alargamento da ponte, com implantação de novos pilares para fazer um acostamento ”, explicou Maria Inácia.
A coordenora da Defesa Civil, explicou que o projeto prevê a construção da duas estruturas lindeiras na lateral da ponte existente, com implantação de novos pilares. “A nossa preocupação é que a ponte irá continuar no mesmo nível da cota de inundação do Reservatório de Marimbondo, o que preocupa é que a ponte pode ficar comprometida com muita água próxima a ponte”, afirmou.
Ao questionar o DNIT, foi informada que o custo para a construção de uma nova ponte, o orçamento de R$ 250 milhões. “O recurso que existe no momento é para fazer o alargamento da ponte”, finalizou.