Obras anti-enchentes miniminizam estragos de fortes chuvas em Barretos
Cidade registrou uma média de 80 mm de precipitação pluviométrica entre a tarde e noite deste sábado, dia 23
As fortes chuvas que caíram em Barretos entre as 14h e as 19h deste sábado, dia 23, registrando uma média de 80 mm de precipitação pluviométrica, volume que poderia ter causado mais um devastamento na cidade, assim como o episódio de 6 de janeiro de 2022, quando parte do município ficou inundado, causando estragos de grandes proporções.
Segundo a Defesa Civil, chefiada por José Eduardo dos Santos Júnior, o início da execução do Macro Plano de Drenagem Anti-Enchentes iniciado pela Prefeitura da Estância Turística evitou mais uma possível catástrofe. “Tivemos pontos de alagamentos e transbordamento de córregos, com prejuízos temporários para o trafégo, mas nada perto do que vivemos em janeiro de 2022. As obras anti-enchentes realizadas até o momento evitaram uma nova inundação em nossa cidade”, afirmou.
Ainda segundo José Eduardo, assim que as chuvas se intensificaram a Defesa Civil com o apoio da Ronda Municipal e Departamento de Trânsito, iniciaram as ações de monitoramento para identificar os pontos que necessitavam de interdição e sinalização emergencial.
“Rapidamente, estávamos com as equipes nas ruas, o que evitou incidentes em razão da condição climática”, destacou.
A limpeza das ruas já foi realizada e, na manhã de hoje, dia 24, todos os pontos de algamento já estavam liberados.
Macro Plano de Drenagem Anti-Enchentes
Com o objetivo de reconstruir as regiões destruídas pelas chuvas em janeiro de 2022, a Prefeita Paula Lemos iniciou a execução do Macro Plano de Drenagem Anti-Enchentes, que identificou todos o pontos da cidade que necessitam de intervenção, projetando um trabalho de até 25 anos para que Barretos alcance a estrutura necessária. “Foram muitos anos sem investimento em obras anti-enchentes. A cidade cresceu sem a estrutura necessária e sentimos a dor de ver nossa Barretos distruída. O plano em execução é uma ação para várias gestões. Estamos fazendo a nossa parte. Começamos pelas áreas destruídas e estamos seguindo um cronograma baseado em maiores impactos. Sabemos que tem muito ainda a ser feito, por isso a importância de essas obras terem continuidade”, explicou a Prefeita Paula.