Alunos da Rede Municipal de Ensino de Barretos realizam prova de óculos
Ação faz parte do Programa Saúde na Escola, do Governo Federal, que realiza avaliação da acuidade visual em crianças de cinco a 11 anos
A Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu na quarta-feira, 13 de dezembro, a prova de óculos para 47 alunos da Rede Municipal de Ensino. O teste dos acessórios para correção visual é necessário para que os óculos sejam entregues devidamente ajustados com as especificidades de cada criança.
De acordo com Marina Francisco, coordenadora na Atenção Primária, após a avaliação das equipes técnicas de Estratégia de Saúde da Família com o teste de Snellen, as crianças de cinco a 11 anos que apresentam alguma alteração na visão são encaminhadas para consulta com oftalmologista, que prescreve os óculos, se necessário. “É o momento em que estamos agora. O oftalmologista fornece a receita dos óculos, a gente confecciona, testa e depois entrega”, disse. Segundo ela, foram 302 encaminhamentos e as consultas ainda estão sendo realizadas.
O Programa Saúde na Escola é uma iniciativa do Governo Federal que contempla 26 Unidades Escolares do município, entre Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis), com diversas ações.
Respeito e cuidado com as crianças
Durante a prova dos acessórios, onde tiveram a oportunidade de opinar e escolher, dentre as opções disponíveis, o modelo de óculos que mais lhes agradassem, as crianças foram recebidas na sede da SMS com pipoca doce, refrigerante, água e pirulito.
Graça Lemos, secretária interina da Saúde, conversou com pais e crianças e falou da importância dessa ação em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. “A criança que enxerga bem, enxerga o mundo mais colorido, melhor. Então é importantíssima a visão para a aprendizagem. As crianças estão escolhendo e a gente fica feliz com a ajuda ao próximo, pois sabemos que a vida vai melhorar para essa criança”, disse.
Yasmin Jeniffer Oliveira Silva de Almeida é a mãe da Milena, de seis anos, que estuda na E.M. Profa. Marlene Carboni Pereira. Ela conta que a filha sente dores e tem dificuldade para enxergar a lousa. “Eu gostei. Pelo menos pra mãe que não tem condições de comprar, porque é caro, né? Mas eu gostei muito, sim. Ela também gostou. Já achou que ia levar os óculos embora agora”, contou.
O casal Adriano Paulino e Dayana Peixoto também acompanhou a filha Maria Vitória e aprovou a iniciativa. “Ela nunca usou, é a primeira vez. Ela estava tendo dificuldade na hora de enxergar, na leitura”, disse a mãe.
Emerson da Silva França, pai da Stephanie, considerou a ação da prefeitura muito importante. “Ajuda as crianças que estão precisando de óculos, de um apoio, e fica mais fácil pra gente que é um pouco mais carente. Mas é muito importante para as crianças, para poder enxergar melhor, para poder ter uma vida melhor, né? Uma ajuda boa e só tenho a agradecer”, falou.
As famílias serão avisadas pela Secretaria de Saúde sobre a data da entrega dos acessórios, que está prevista para a próxima semana.