Câmara de Bebedouro entrega hoje Medalha Tio Toninho a esportistas
Em cumprimento ao Decreto Legislativo nº 659, de 27 de novembro de 2023, de autoria da Mesa Diretora, a Câmara Municipal de Bebedouro promove sessão solene hoje, a partir das 20h, para a entrega da Medalha Tio Toninho a 25 esportistas que estão mandando bem em suas modalidades.
A homenagem foi criada pela vereadora Eliana Merchan (União Brasil) no ano passado visando valorizar e reconhecer os esportistas bebedourenses anualmente, além – é claro – de incentivar a prática de atividades físicas entre a população.
Neste ano serão homenageados os seguintes esportistas:
Ademir Aparecido dos Santos
Adenilson Ostenil Pereira
Alessandra Andreia de Oliveira Cezar
Aline Beatriz Ramos Luz
Benício Augusto Porto da Silva
Bruno Leandro Feltrim
Claudimar Assis de Oliveira
Debora Merchan Ferraz
Enzo Andrade Papel
Flávio Júlio Basilo
Gabriele Gomes
Germino dos Santos
Givaldo Teixeira Sobrinho
Ingrid Janaina Alves
Isaac Ferreira Gandra
João Antônio Ennes
João Henrique Rebelatto
João Pedro Barboza
Luciano André de Oliveira
Ricardo Henrique Esgargeta de Souza
Robenilson Oliveira dos Santos
Vânia Daniela de Brito do Amaral
Vilmar Justino
Vinícius Brito do Amaral
Wskley Glen de Oliveira Gomes
Quem foi Toninho?
Antonio Alves dos Santos, o Tio Toninho, foi um dos principais corredores de rua bebedourenses de longa distância nos últimos 40 anos (maratonas), mas também se destacava em corridas pedestres mais curtas como as de 21 km (meia maratona) e 10km. Sempre representou Bebedouro nas competições, servindo de exemplo para os esportistas mais jovens.
Há quase 20 anos, liderou um grupo de atletas fundando a Associação Bebedourense de Atletismo (ABA) com o objetivo de melhorar o esporte em Bebedouro, descobrir novos talentos e, acima de tudo, estimular hábitos saudáveis pela qualidade de vida através da corrida.
Na pista de atletismo do estádio municipal Sócrates Stamato (Feccib Velha), nas avenidas de Bebedouro e estradas rurais, Tio Toninho – técnico de atletismo licenciado pela Federação Paulista de Atletismo (FPA) – instruía uma legião de atletas em busca da própria superação e de bem-estar.
Tio Toninho faleceu no final de 2021 vitimado pelo câncer, em meio à pandemia da Covid-19, perto de completar 60 anos de idade.