Evento temático realizará testes para diagnóstico de Asma
- Ação “Controlando a Asma com Alegria” será realizada neste sábado, dia 9, na Praça da Primavera
Um circo armado na Praça da Primavera. Nele, a população terá a oportunidade de realizar, gratuitamente, testes e ficar sabendo se tem asma e, a partir disso, como fazer o controle para ter uma vida feliz lidando com a doença. O evento “Controlando a Asma com Alegria” é realizado neste sábado, dia 9 de dezembro, das 9 às 16h, na Praça da Primavera.
A ação é desenvolvida pela Associação Brasileira de Asmáticos (ABRA), com apoio do Instituto Respire, do Hospital de Amor, da Prefeitura da Estância Turística de Barretos, ACIB e de empresas parceiras do evento.
A iniciativa inédita atrela, a um ambiente de descontração, a descoberta dessa doença importante, que as estimativas apontam que atinge 20 milhões de pessoas no Brasil e muitos não sabem. Os organizadores buscam demonstrar que é possível viver de forma saudável e aproveitar muitos momentos especiais da vida se a pessoa souber que tem Asma e realizar o controle da doença.
A ação busca promover, gratuitamente, conscientização e orientação sobre Asma, DPOC, Rinite e outras doenças correlatas. Toda a população é convidada a comparecer ao evento, sem necessidade de realizar inscrição prévia, e receber informação sobre a importância do tratamento dessa doença crônica para evitar sintomas graves.
A ABRA lembra que a Asma tem alta prevalência no Brasil e elevado índice de hospitalização e mortalidade. Em torno de seis pessoas morrem diariamente no País em decorrência da doença.
Dinâmica do evento
Entre 9 e 16 horas, a ação “Controlando a Asma com Alegria” proporcionará várias atrações, tendo como pano de fundo o circo. Com o lema “Todo asmático tem o direito de ser feliz”, os participantes serão guiados por artistas circenses em atividades com foco no sistema respiratório. Médicos da ABRA, do Instituto Respire e da Secretaria Municipal de Saúde vão identificar e convidar para a triagem os participantes que apresentarem dificuldade na execução das atividades propostas.
Após a triagem, serão oferecidos testes e exames, além de orientação sobre a importância do tratamento e controle da asma, demonstração de como usar os dispositivos inalatórios corretamente e orientação sobre tratamento com medicamentos imunobiológicos. A Secretaria de Saúde disponibilizará também vacinação contra gripe.
O Hospital de Amor, com apoio do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON), também estará presente, realizando gratuitamente tomografia computadorizada de baixa dose, após triagem, em pessoas entre 55 e 75 anos que sejam fumantes ou ex-fumantes e que possuam alto risco para desenvolver câncer de pulmão.
Importância do tratamento constante
A ABRA lembra que atualmente a uma variedade de tratamentos de alta eficácia para a Asma, os quais evoluem constantemente. É vital que os pacientes com patologia crônica sejam orientados sobre a importância do tratamento correto e sem interrupção. O controle total é possível e, em alguns casos, é possível alcançar a remissão dos sintomas (ou seja, a pessoa pode até ficar sem sintomas, com o tratamento adequado). Isso não quer dizer que tenha deixado de ter asma: Uma vez que a pessoa tem asma, existe a chance de recorrer os sintomas ao longo da vida. Às vezes, em períodos de meses ou anos.
A prevalência da Asma na população mundial é de aproximadamente 300 milhões. Estima-se que ocorram mundialmente 250 mil mortes em decorrência da Asma a cada ano.
A Asma é uma doença crônica e um dos problemas respiratórios mais recorrentes no Brasil, sendo que mais de 80% dos asmáticos não têm o controle adequado da sua patologia, o que causa limitações em suas rotinas diárias, consultas médicas frequentes, atendimento de emergência e hospitalização.