Prefeitura de Colina atinge 1.100 animais castrados através do programa SUS Cão
Equipe do castramóvel realizou 213 castrações neste final de semana e animais receberam microchips
A Prefeitura de Colina vem realizando a castração de animais e implantação de microchips nos cães e gatos cadastrados no programa SUS Cão, envolvendo as equipes da Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária. O projeto foi iniciado em 2019, vem sendo executado todos os anos chegando neste mês de novembro a 900 cães e gatos castrados. Diante da demanda de 213 cadastros, a Prefeitura de Colina agendou para o final de semana 213 castrações, elevando para 1.113 animais castrados. “Com essa demanda decidimos contratar o castramóvel que neste sábado e domingo, dias 2 e 3 de dezembro, para castrar os animais cadastrados no SUS Cão”, afirmou Dieb Taha.
O prefeito Dieb Taha, explicou que nos dois dias foi concluído o atendimento de todos os animais cadastrados junto ao SUS Cão. “Agradeço a população de Colina por vocês estarem acompanhando os trabalhos da Secretaria de Saúde, que em todos os setores e departamentos vai bem, mas não paramos por aqui, porque temos planejamento. E gostaria de parabenizar de toda a equipe de saúde, por estarem trabalhando no final de semana e atendendo bem a população”, afirmou Dieb.
O chefe do executivo colinense, também afirmou que já foi autorizado um novo cadastramento, e dentro de 90 dias, conforme a demanda, será agendada uma nova castração dos animais. “Já está autorizado a contratação do castramóvel para atender toda a demanda. Vamos continuar cuidando dos nossos animais’, afirmou Dieb.
A Secretária de Saúde, Dra. Sadia Daher, explicou que o Programa SUS Cão teve início em 2019 e o primeiro ato foi a castração de animais. “Desde 2019 até agora em 2023 nós realizamos 900 castrações, pelas clínicas veterinárias de Colina. Agora nesse mês de dezembro, nós conseguimos acabar com a fila de espera do cadastro que a gente realiza todos os anos. Agora vamos atingir de 200 a 213 castrações”, explicou a secretária Dra. Sadia.
De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária, Antônio Figueira, além das castrações, está sendo realizada a microchipagem dos animais. “Aproveitando essa estrutura das castrações, estamos microchipando os animais e iremos fazer esse protocolo nas próximas demandas. Essa microchipagem traz um controle melhor no nosso SUS Cão e trata-se de uma inovação. A castração já consta no chip dos animais, além dos tutores responsáveis já estarem cadastrados”, orientou Figueira.
A médica veterinária Naraine Ruas Chaguri, que foi a responsável técnica das castrações, disse que foi uma ação para zerar a demanda do município. “Após a castração, o tutor leva o medicamento para casa para o pós operatório. Temos uma clínica apoio na cidade para retirar os pontos em até 10 dias. Qualquer intercorrência que o tutor tiver, tem o número de telefone na receita para buscar dar assistência as pessoas”, destacou.
A equipe atuou no castramóvel em Colina com 13 profissionais e a unidade tem capacidade de realizar até 150 cirurgias por dia.
Confira abaixo como foi o programa neste final de semana: