Barretos conquista certificado de Município Agro

A evolução barretense foi de 150 colocações, alcançando o 47º lugar. Certificação leva em conta critérios de cidadania no campo e visa cumprimento de Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis estabelecidos pela ONU

A Estância Turística de Barretos recebeu na última semana a certificação “Município Agro – Ranking Paulista” durante cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. O Governo do Estado anunciou que Barretos atingiu a 47ª colocação entre todos os municípios do estado no cumprimento das diretivas, vinculadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis estabelecidos pela ONU. O município subiu 150 colocações atingiu a pontuação para ser certificado, sendo premiado com um cheque de R$ 30 mil para investimentos no setor de agricultura.

A prefeita Paula Lemos comemorou o avanço. “Estamos colhendo frutos de um trabalho sério que vem sendo desenvolvido. Barretos tem vocação no Agro e é muito importante para nós alcançarmos esse reconhecimento. A administração municipal vem buscando cumprir cada vez mais os requisitos do programa e colaborar para o aumento da produtividade, com sustentabilidade e melhora das condições de vida da população rural”, afirmou. Paula lembrou que, além da premiação, os municípios certificados no “Município Agro – Ranking Paulista” e os melhores ranqueados têm mais facilidade para obter recursos financeiros e acesso prioritários às políticas públicas da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado (SAA-SP). “É um reconhecimento que o selo proporciona para quem, como nós em Barretos, vem provando que está oferecendo serviços públicos de qualidade também ao cidadão da zona rural”, concluiu.

Graça Lemos, secretária de Agricultura e Meio Ambiente, destacou o trabalho da administração municipal. “Quando assumi a secretaria a pedido da Paula, recebi justamente da nossa prefeita a missão de dar a essa pasta o peso que ela merece em nosso município.

No evento na sede do governo estadual, a administração foi representada pela interlocutora do Município Agro em Barretos, a engenheira agrônoma da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente Dra. Marcela Yada. “Ao longo de todo esse ciclo 2022/2023, a Secretaria trabalhou continuamente a fim de promover ações com os produtores rurais, buscando fortalecer iniciativas já existentes, estabelecer novas, realizar parcerias com entidades, com as outras pastas da administração, o Senar, a CATI, a Câmara Municipal, com os produtores e fomos apresentando isso para o Estado. Chegando ao resultado de alcançarmos a certificação do Município Agro”, afirmou. “Para manter a certificação, o Programa requer progressão dos municípios nessas ações. Por isso, já começamos a acompanhar as diretrizes para a certificação 2023/2024, buscando manter e ampliar as políticas públicas relacionadas ao setor agropecuário em Barretos”, destacou a interlocutora.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.