Encontro na ACIB discutiu melhorias para a cobrança de Zona Azul em Barretos

Pauta discutiu melhorias e a aplicação de placas de sinalização no local e nova campanha de comunicação com os usuários.

Representantes do comércio, poder público e setor privado têm levantado demandas e apontado melhorias para o estacionamento na região central com o objetivo de buscar melhorias para Zona Azul em Barretos. Na quinta-feira, 23 de novembro/2023, o grupo se reuniu presencialmente na sede da Associação Comercial e Industrial de Barretos – ACIB Participaram da reunião o diretor da ACIB, Gustavo Miziar; o Secretário Municipal de Ordem Pública da Estância Turística de Barretos, Luiz de Matos; a chefe do Departamento de Trânsito de Barretos, Regina Barbosa; o chefe do Departamento de Postura do Município, Mário de Oliveira; o gerente operacional Brasil da Serttel– responsável pelo estacionamento Zona Azul em Barretos,  Marlon Valezi, e o coordenador de operações da Serttel, Alexandre Dal Sasso.
 Durante o encontro foram propostas melhorias e sugestões apontadas por comerciantes das regiões central e entorno da Santa Casa de Misericórdia de Barretos. Entre os principais apontamentos estão a simplificação do sistema de cobrança de estacionamento na região de zona azul; disponibilização de orientações no local; e a falta de notificação simplificada e em papel sobre a aplicação das multas.
As solicitações foram levantadas pela ACIB e segundo Gustavo Miziara, o comércio no centro da cidade precisa de estacionamento zona azul, mas as reclamações não podem motivar a diminuição na movimentação no local “Precisamos de estacionamento zona azul. Quando ficamos pela última vez sem a cobrança por um período de 45 dias o centro ficou um caos, mas queremos pedir o máximo de melhorias para trabalhar. Precisamos de ajustes para melhor atender nossos clientes. Não queremos que pessoas da cidade deixem de frequentar o centro por essas reclamações e nem que pessoas de outras cidades não frequentem mais o nosso comércio”, disse.
Marlon Valezzi, da Serttel,  disse que a empresa estudou melhorias e buscou formas de trabalho que pudessem atender as demandas da cidade “Quando assumimos buscamos inovar com um método de zona azul que fosse moderno. Antes não havia um sistema de zona azul na região da Santa Casa atuando e nem atendimento no centro. Estudamos e buscamos soluções que fossem capazes de atender às necessidades, disponibilizamos o aplicativo que nele você poderá visualizar através de um mapa de calor indicando a possibilidade vagas bem como o usuário poderá além de ver os pontos de vendas credenciados no mapa (são mais de 40 pontos credenciados), pode pesquisar também se há aviso de irregularidade em sua placa. Os avisos de irregularidades podem ser pagos pelo aplicativo, em pontos de vendas credenciados e pelo site.”, disse. Alexandre Dal Sasso complementou que foram incluídas no novo sistema o desmembramento das horas para a cobrança e um mapa de fluxo do estacionamento.
O secretário de Ordem Pública, Luiz de Matos, disse que a pasta, junto aos departamentos de trânsito e departamento de postura tem avaliado as solicitações e demandas e que junto à empresa já trabalha na implementação de melhorias, como a instalação de placas a partir de hoje e em nova campanha de orientação aos munícipes. Luiz também disse que haverá mudanças na regularização do estacionamento após a campanha informativa “Estamos trabalhando para melhorar o acesso à região e uso da zona azul, ouvindo as necessidades e já estamos trabalhando junto aos demais setores do poder público, empresa privada e representantes do comércio. Com as campanhas e orientações no local buscamos diminuir as ocorrências de multas e assim diminuir as reclamações.  ”, finalizou.
Principais dúvidas e esclarecimentos
Mapa de calor do aplicativo:
O aplicativo da Serttel permite identificar os locais com maior disponibilidade de mais vagas para estacionamento e pontos com maior movimentação pelo mapa de calor. Ponto vermelhos sugerem maior movimentação, pontos verdes indicam lugares mais calmos e menos movimentados.
Whatsapp
A Serttel disponibiliza também a opção do WhatsApp, para aquisição do tíquete, pagamento,  recebimento do aviso de irregularidade e informações. Basta adicionar em seus contatos o número 81-4003-1476 e seguir as orientações.
Regularização de pagamento e aplicação de multas
Um carro com o agente de trânsito embarcado passa pelo local vistoriando as placas e é responsável por identificar os carros com ou sem o tíquete. Após 15 minutos o carro passa novamente, dando ao usuário cerca de 15 min de tolerância até o envio da notificação.
 Em caso de estacionamento sem regularização de pagamento pela ativação do tíquete, o sistema primeiro envia uma notificação via aplicativo, informando que a vistoria foi realizada, e posteriormente, após a segunda vistoria é gerado o aviso de irregularidade, também via aplicativo.
Caso o condutor não tenha o aplicativo instalado,  precisa ir a um ponto de venda mais próximo e informar o número da placa para saber se há irregularidade.
Após a notificação de irregularidade, o condutor tem 7 (sete) dias para regularizar o pagamento, por R$19,50.
Ultrapassado o período de sete dias da notificação, o proprietário do veículo é autuado e receberá uma notificação  de autuação e posteriormente de penalidade no valor de R$195,00. A aplicação de multas é realizada pelo município de acordo com o CTB ( Código de Trânsito Brasileiro)
Instalação de placas informativas
A partir de hoje estão sendo instaladas placas de orientação  nos dois setores de zona azul em Barretos com orientações de postura,  QR code e número de whatsapp para esclarecimento de dúvidas.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.