A Prefeitura Municipal de Colina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a Vigilância Epidemiológica e o Controle de Vetores estão realizando orientações com entrega de panfletos nas escolas municipais, enfatizando sobre a importância de crianças (juntamente com seus responsáveis) se mobilizarem para eliminarem potenciais recipientes criadouros do mosquito da Dengue em suas residências.
Vale destacar que o mosquito Aedes Aegypti é o principal transmissor de doenças como Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela.
A Semana de Combate à Dengue acontece de 13 a 18 de novembro; sendo que, neste sábado, dia 18, seu encerramento contará com o passeio de trenzinho.
Assim, as ações de combate à Dengue terão o ponto alto na manhã do dia 18 de novembro, na Praça da Matriz, com ações voltadas para a área da saúde: tapete lúdico de combate à Dengue; demonstração de certo e errado; brinquedos infláveis; carrinho de pipoca e o tradicional passeio de trenzinho, que contagia as crianças.
Para garantir o ingresso, que dará direito a uma volta no trenzinho, as crianças deverão levar aos pontos de coleta possíveis criadouros do Aedes Aegypti, como por exemplo uma das opções abaixo:
– 10 embalagens plásticas descartáveis: garrafas em geral, potes, frascos, baldes sem uso;
– 04 pneus usados (de carro, moto, bicicleta);
– 05 latas ou galões de tintas usadas;
As trocas serão realizadas dias 16 e 17 de novembro, das 08h às 12h e das 14h às 16h30 nos seguintes pontos de coleta: Pracinha do Patrimônio, Pracinha da COHAB 2, Campo de Futebol da Nova Colina e nas Unidades de Saúde (ESF’s) do Nosso Teto, Jardim Santa Lúcia, Vila Fabri e do CDHU 2.
O objetivo é fazer com que toda a população se mobilize e faça uma vistoria na própria casa, não medindo esforços para eliminar o Aedes Aegypti e contribuindo para a preservação do meio ambiente.