Operação AC35: polícia prende 10 integrantes de quadrilha que vendia drogas na Cracolândia
Todos os detidos já tinham passagem pela polícia por diversos crimes; uma adolescente de 16 anos foi apreendida.
Policiais civis prenderam na tarde de quinta-feira (09) 10 integrantes de uma quadrilha especializada em tráfico de drogas que atuava em plena luz do dia na região da Cracolândia. Um adolescente de 16 anos também foi apreendido. As prisões aconteceram durante a VII fase da Operação AC 35, que monitorou a região entre os dias 6 e 9 de novembro.
Todos os detidos, com idades entre 19 e 45 anos, já tinham passagem pela polícia por diversos crimes, como tráfico de drogas, roubo e furto. Além disso, um dos detidos estava em prisão domiciliar. Um segundo já havia sido preso, somente neste ano, três vezes, e um terceiro estava cumprindo medida cautelar, também por tráfico.
As ações de investigação conseguiram identificar os alvos e descobrir qual a função deles na venda dos entorpecentes. Uns atuavam como gerentes das barracas onde as drogas ficavam escondidas, outros contabilizavam e administravam o dinheiro. O esquema também possuía os responsáveis por oferecer as drogas diretamente aos usuários e, ainda, um segurança.
Depois de conseguir identificar todo o grupo, os policiais contaram com o apoio da Guarda Civil Municipal, que cercou a região para que os agentes realizassem a operação em busca dos suspeitos. Todos eles foram encontrados no fluxo de usuários.
Ao todo, a Operação apreendeu R$ 2,5 mil em notas de pequeno valor, um simulacro de arma de fogo, três balanças medidoras, cachimbo, folhas de cheque, além de sete pedras de crack.
O caso foi registrado como associação e tráfico de drogas, além de ato infracional dos mesmos códigos penais. A ação foi coordenada pela 1º Delegacia Seccional, com participação dos agentes do Cerco e do 3ºDP e apoio dos policiais do Dope.