“Condomínios podem sofrer desvalorização por conta de moradores”, diz advogado
Cada vez mais, condomínios de casas ou apartamentos são erguidos em todo o Brasil. Segurança e facilidades são apenas alguns dos fatores mencionados por quem vive nesses locais. São ilhas de segurança e comodidades, que destoam da insegurança vivida no Brasil.
No entanto, em alguns casos, a falta de respeito às regras do condomínio cria situações desagradáveis, que em alguns casos acaba recaindo sobre o bolso dos condôminos, através da desvalorização dos imóveis.
– “Infelizmente, casos assim são muito frequentes. Quem caminha corretamente, sofre por aqueles que não tem responsabilidade e/ou respeito pelo próximo”, explicou o advogado condominial, Luiz Fernando Maldonado.
Segundo ele, comportamentos inadequados, agressividade, brigas em grupos de whatsapp e falta de respeito às regras prejudicam a “fama” do condomínio, impactando negativamente no valor dos imóveis, em caso de venda.
– “As pessoas ficam sabendo da fama do lugar e pensam duas vezes antes de comprar. Cientes de que terão de conviver com moradores de comportamento complicado, os possíveis moradores travam qualquer negociação”, ressaltou o profissional.
Quem sofre, quase sempre, é o síndico que, principalmente em assembleias, se vê diante de pessoas que acreditam carregar cada qual a própria verdade.
– “Eu já vi de tudo neste universo condominial, mas as intrigas causadas em grupos de whatsapp, que dão ensejo à processos por danos morais são algo que me deixam pasmo. Além disso, o condomínio tem suas próprias regras, e todo desrespeito, como estacionar na vaga dos outros, ouvir música alta, usar de palavrões ou deixar as crianças sem qualquer supervisão, são apenas alguns dos vários problemas que desvalorizam e muito os imóveis, prejudicando a coletividade”, finalizou.