Operação Pré-Piracema aborda pescadores praticando pesca ilegal
Foto – Peixes apreendidos em Jaborandi e Colômbia na operação
Fotos – Divulgação
A Polícia Ambiental está realização fiscalizações nos rios da região durante a Operação Pré-Piracema. Na quarta (25), no Rio Pardo em Jaborandi, nas proximidades da corredeira Brumado, os policias ambientais visualizaram diversas garrafas pet flutuando rio abaixo e logo após visualizaram dois pescadores em uma embarcação arremessando mais garrafas com linha, anzol e pedaços de peixes, o chamado João Bobo, para realizar a captura dos peixes. Os pescadores fugiram, mas foram identificados por se tratarem de infratores já conhecidos dos policiais ambientais. No rancho foi realizado o auto de infração no valor de R$ 4.992,00, sendo apreendido 1 barco de alumínio, 1 motor de popa 18 HP, 24 garrafas com anzol e linha e 49,8 kg de pescado da espécie Barbado.
Já na quinta (26), no Rio Grande, em Colômbia, na região do Porto do Bambu, os policias ao avistarem um barco encostado às margens do Rio, aguardaram até que fosse retirado todo o material da embarcação e fosse colocado em um veículo. Após a tentativa de abordar o veículo, os ocupantes abandonaram o carro e se evadiram, sendo identificado um dos ocupantes. No veículo foram localizados 1 motor de popa, 15 armadilhas tipo guarda-chuva, 1 tanque de combustível e 2,6 kg de pescado do tipo Tuvira, que foram soltos no rio. O carro estava com o licenciamento vencido e foi recolhido para o pátio de Barretos e foi aplicado uma multa no R$ 4.208,00.
Nos dois casos os pescadores fugiram, mas foram identificados, sendo confeccionados os Autos de Infração Ambiental por incorrem no disposto Artigo 35 Parágrafo 1° Inciso II ” Por pescar mediante utilização de petrecho proibido”. Penalmente os infratores incorreram em crime capitulado nos ART. 34 da lei federal 9.605/98.