Programa Criadouro Zero contabiliza mais de 9.500 cupons entregues

Ação de incentivo ao combate do mosquito Aedes aegypti irá sortear 50 prêmios de mil reais

A Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio do Controle de Vetores da Secretaria Municipal de Saúde, entregou 9.535 cupons do ‘Programa Criadouro Zero’, entre 1º de setembro e 20 de outubro.
Neste período, os Agentes de Controle de Vetores realizaram 45.043 visitas e em somente 21% delas os imóveis estavam aptos a participar da ação de incentivo ao combate do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.
A iniciativa consiste em identificar os imóveis que estão em condições adequadas, sem possíveis criadouros do mosquito. Nesses casos, o morador recebe um cupom que possibilita a participação nos sorteios de mil reais. Ao todo, serão 50 prêmios.
A coordenadora do Controle de Vetores, Cristiane Parreira, explica que as visitas são realizadas em ciclos, o que permite que o morador se adeque às condições necessárias para participar da ação. “As visitas ocorrem a cada 30 dias, em média, e o intervalo segue a orientação do Estado, levando em consideração a quantidade de larvas encontrada na região. A cada visita, o morador tem uma nova chance de se conscientizar e concorrer ao prêmio”, afirma.
Quanto ao percentual de participação no programa até o momento, a coordenadora salienta que a expectativa é que esse percentual melhore. “Acreditamos que a ação nos ajudará a reverter esse quadro. Temos muitos imóveis com criadouro e o resultado disso está no número de pessoas contaminadas com as doenças transmitidas pelo Aedes neste ano”, reforça.
Ela destaca ainda que, no retorno da equipe, também é possível verificar se o munícipe tem cumprido seu dever de manter sua residência sem criadouros e seguido as orientações dos agentes. “Se o morador se recusar a receber a equipe ou passando a haver criadouro no imóvel dele depois de ter recebido o cupom, sua participação no sorteio pode ser suspensa. O objetivo principal desta ação é chamar a atenção de todos para a importância de manter a residência livre de criadouros e, assim, colaborar para proteger toda a população”, disse.

Premiação

O Programa prevê que concorrerão aos sorteios os proprietários ou inquilinos de imóveis que, ao longo do respectivo ano (2023 e 2024), residam nos 10 setores com os melhores índices de combate à dengue, chikungunya e zika, conforme certificação atestada pela Secretaria Municipal de Saúde e de acordo com o critério “ZERO CRIADOURO”. Para o sorteio, a cidade está dividida em 25 setores, conforme especificado em decreto. Serão sorteados cinco prêmios em cada um dos 10 setores com os melhores índices. Nessas áreas, o morador que cumpre os critérios recebe um cupom do Agente de Controle de Vetores. Para participar, o morador é instruído a depositar o cupom na urna, que está na Unidade Básica de Saúde (UBS).
Os 50 prêmios deste ano serão sorteados na Praça Francisco Barreto no mês de dezembro. A Secretaria da Saúde entrará em contato com os sorteados e realizará uma vistoria no imóvel, sendo necessário que a constatação de ZERO CRIADOURO seja mantida. O morador então receberá o prêmio, conforme o regulamento do Programa. Se, durante essa vistoria após o sorteio, for encontrado algum criadouro no imóvel, o morador será desclassificado, e um novo cupom será sorteado, seguindo o mesmo procedimento. O regulamento completo pode ser acessado no site da Prefeitura: www.barretos.sp.gov.br/programa-criadouro-zero.

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.