CAES forma 71 delegados e oficiais da PM na fase integrada do Curso Superior de Polícia

O curso capacita os alunos a exercerem cargos de alto comando e chefias na polícia.

O Centro de Altos Estudos de Segurança (CAES) formou nesta sexta-feira (06), 71 delegados e oficiais da Polícia Militar na fase integrada do Curso Superior de Polícia Integrado (CSPI). A cerimônia de conclusão ocorreu na Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB), na zona norte da capital.
“Gostaria de agradecer o trabalho dos senhores e dizer da nossa confiança em todos vocês que estão aqui fazendo CSPI. Aos nossos oficiais, soldados, investigadores e ao delegado mais antigo de classe especial, que estão oxigenados com essa missão tão difícil e desafiadora de prover a segurança pública do estado de São Paulo”, disse o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, durante a palestra de encerramento da fase do curso.
O CSPI capacita oficiais graduados e delegados de primeira classe a exercerem cargos de altos comandos e chefias das polícias, como o cargo de coronel na Polícia Militar e o de delegado de classe especial na Polícia Civil. A atual turma é composta por 41 oficiais-superiores (tenentes-coronéis e majores) das PM de São Paulo, Maranhão e Tocantins e mais 30 Delegados da Polícia Civil de 1° classe.
Com a oportunidade da promoção, o delegado Mário Sérgio de Oliveira, que trabalha no setor de material bélico do Departamento de Administração e Planejamento (DAP), conta que a fase de integração do curso ajudou a ter uma nova visão sobre o trabalho das polícias.
“Além das palestras que foram importantes, a convivência com nossos colegas da Polícia Militar foi fantástica, em que tivemos uma intensa troca de experiência. Existem diferenças entre a Polícia Civil e Militar, mas o mais interessante dessa integração foi notar as semelhanças entre elas. Cada uma pode escolher caminhos diferentes para um problema, mas sempre buscando uma mesma solução”, disse.
A fase integrada do curso começou em 11 de setembro para os oficiais da PM, que passaram duas semanas na Academia de Polícia Civil (Acadepol). Já os delegados foram para o Caes em 25 de setembro e finalizaram a passagem nesta data.
“Essa fase foi boa para conhecer as dificuldades pelo olhar dos delegados de polícia em relação às atividades que desempenhamos em conjunto”, diz o major PM Megda sobre sua convivência na Acadepol.
De um modo geral, os alunos desenvolvem conhecimentos necessários para se tornarem especialistas em segurança pública, com análises e reflexões sobre a criminalidade e modos de sua prevenção e repressão. O curso termina em dezembro para os policiais civis e em março de 2024 para os militares.
Wellington Nascimento

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.