SAAE Barretos promove interligação da nova adutora da Ra 18 ao sistema de abastecimento de água nesta quinta-feira (05)
Adutora antiga de amianto será inutilizada.
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barretos (SAAEB) promove nesta quinta-feira (05), a interligação da nova adutora de água na Rua 18. A antiga adutora, de amianto, que vinha sendo substituída por uma versão mais moderna, desde o dia 18 de setembro, ficará inutilizada.
A obra, que envolveu a substituição de 400 metros da adutora de rede de água entre as Avenidas 29 e 21, com tubos de PEAD (Polietileno de Alta Densidade de 355 milímetros PN10 SDR17, foi realizada por meio da avançada tecnologia de Sonda de Perfuração Horizontal Direcional, apelidada de Tatuzinho. “Esta técnica inovadora permitiu a perfuração do terreno de forma eficiente, eliminando a necessidade do método convencional de abertura de valas. Com esse sistema, é preciso fazer apenas pequenas valas para inserção da tubulação. Além de reduzir o período da obra, essa abordagem também minimizou significativamente a geração de resíduos e custos, beneficiando tanto a comunidade quanto o meio ambiente”, explica o diretor técnico do SAAEB, o engenheiro civil Marco Seiji.
O superintendente, Marcelo Borges, enfatiza a importância deste projeto para a cidade. “Esta interligação marca um passo significativo em direção a um sistema de água mais eficiente e confiável para nossos cidadãos. A Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio do SAAEB, está comprometida em investir em tecnologias modernas para evitar problemas futuros e garantir água potável de qualidade e de maneira contínua”, diz Marcelo que ainda agradece a compreensão dos moradores e comerciantes durante o processo de substituição da adutora.
Rompimento da Adutora de amianto
Durante a madrugada desta quinta-feira (05), a antiga adutora de amianto, atualmente em uso, rompeu na Rua 18, entre as avenidas 25 e 27. A autarquia lamenta o ocorrido e os transtornos causados aos moradores e ressalta a importância da substituição da adutora e a tranquilidade que ela trará quando estiver completamente operacional.
“Estamos tomando providências para a limpeza do local e dando orientações para possível indenização caso seja necessário”, destaca o superintendente.
www.saaeb.con.br