Drummond, Fábio Junqueira e Escola Giuseppe são os vencedores dos Jogos da Primavera
Competição, que reuniu 1.500 alunos das redes municipal, estadual e particular, teve cerimônia de premiação na noite de segunda-feira, dia 2
O Colégio Drummond, a Escola Estadual Fábio Junqueira Franco e a Escola Municipal Prof. Giuseppe Carnímeo foram os grandes campeões dos 34° Jogos da Primavera, promovidos pela prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio das secretarias municipais de Esporte e Lazer (SMEL) e Educação (SME), entre os dias 11 e 29 de setembro. Nesta edição, a classificação geral levou em consideração as redes de ensino Particular, Estadual / Federal e Municipal.
A prefeita Paula Lemos acompanhou a entrega dos troféus e parabenizou os atletas, familiares, comissão organizadora e os profissionais de todas as redes envolvidos na realização do tradicional evento esportivo. “Poder falar dos Jogos da Primavera, que todo mundo tinha saudade e na nossa gestão a gente trouxe de volta, é muito gratificante”, afirmou. Para ela, os Jogos da Primavera promovem a integração de toda a cidade. “Você consegue uma interligação de toda a cidade. Os jovens, adolescentes e crianças de todos os cantos da nossa cidade conseguem se encontrar e competir de forma saudável. Esta também é uma forma de resgatar o esporte, pois eu falo constantemente que quem está no esporte não está envolvido com drogas, que é o mal do século”, completou.
O secretário de Esportes, Tony Carvalho, destacou a estrutura oferecida pela cidade para as competições esportivas. “Quando a gente assumiu a gestão, vimos vários Cemepes, ginásios, e o próprio Rochão abandonados, sem condições nenhuma de ter atividades. Foi assustador”, disse. “Em três anos de gestão, reformamos todos os Cemepes, a pista de atletismo, a bocha, vários campos, iluminamos o campo do Rochão, dentre outras melhorias. Fizemos os Jogos Regionais, os Jogos da Melhor Idade, tivemos a satisfação de fazer os Jogos da Primavera, com três semanas de jogos, e isso foi devido ao espaço público que a gente tem para receber estas atividades. Hoje Barretos é uma cidade que tem estrutura para receber qualquer tipo de modalidade”, completou.
Para Jéssica Maria dos Santos, secretária de Educação, a palavra união define a edição deste ano dos Jogos. “Foi com certeza um evento onde a união de todos vocês e, principalmente daqueles que estão nos bastidores e também não deixam de ser protagonistas, foi muito importante”, comentou.
Os campeões
As disputas ocorreram até a última sexta-feira, 29, em diversas modalidades como atletismo, basquete, damas, futebol, futsal, handebol, jiu-jitsu, jogos lúdicos (cabo de guerra e queimada), judô, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei adaptado, vôlei de praia e xadrez, nas categorias mini (08 e 09 anos), fraldinha (10 e 11 anos), pré-mirim (12 e 13 anos), mirim (14 e 15 anos) e infantil (16 e 17 anos), reunindo aproximadamente 1500 atletas, alunos do ensino fundamental e médio de 20 escolas municipais, cinco estaduais, seis particulares e do Instituto Federal.
Campeão da edição do ano passado, o Colégio Drummond levou a melhor entre as escolas particulares, com 336 pontos. “A molecada adora e não vê a hora de representar a escola. É uma satisfação muito grande, é muito trabalhoso, mas no final vale a pena. A união que as secretarias tiveram para executar estes jogos foi notória. O setor de transportes, junto com a educação e o esporte foram sensacionais”, disse o professor Eduardo Ribeiro, o Dudu. Em 2º lugar ficou o Colégio Nomeline, com 311, e em 3º o Colégio Barretos, com 279.
Já entre as Estaduais / Federal, foi a E.E. Fábio Junqueira Franco quem teve a melhor colocação, com 94 pontos. “Foi sensacional. Eu acho que as pessoas precisam começar a acreditar no esporte como ferramenta de transformação social e poder colocar meus alunos para competirem, participarem, tê-los como estrelas da competição vale mais que qualquer troféu ou título”, disse a professora de Educação Física, Janaína Silva Pimentel. Com 90 pontos, o IFSP ficou com o 2º lugar. O 3º, com 22, ficou a E.E. Paulina Nunes.
Da Rede Municipal de Ensino, a grande vencedora foi a Escola Municipal Prof. Giuseppe Carnímeo, com 80 pontos. “Eu achei maravilhoso. No ano passado nós ficamos em terceiro lugar no geral e neste ano em primeiro. É muito gratificante, a gente trabalhou muito para isso”, comemorou a professora de Educação Física, Lilian Carla Francisco. As escolas Luiza Parassu Borges e Sagrados Corações ficaram em 2º e 3°, com 35 e 34 pontos, respectivamente.
O Pastor Jonathas Lazzarotto, o coordenador da SMEL, Marco Aurélio Menezes, e os coordenadores da SME, Wallace Rodrigues e Leandra Dias Carvalho, também participaram da cerimônia.