Doações de sangue são solicitadas pelo Hemonúcleo de Barretos
A coordenadora de campanhas do Hemonúcleo Barretos, Ana Paula Borges, afirmou em entrevista à Rádio O Diário Independente que a unidade está com os estoques de sangue baixos e necessitando de doações de todos os tipos sanguíneos para repor os estoques. Segundo ela, em virtude da grande necessidade e do baixo volume de doações, em alguns momentos está sendo necessário realizar o racionamento das bolsas de sangue para que a unidade não fique totalmente descoberta para atender os hospitais de Barretos e região. “O estoque do sangue está zerado, principalmente o tipo O Negativo que só serve para o O negativo e nos casos de urgência quando não dá para fazer a tipagem é usado este sangue até que se tenha característica do paciente em casos de urgência”, explicou Ana Paula.
Segundo ela, a necessidade é todos os tipos de sangue, seja positivo ou negativo. “O nosso consumo está muito grande de plasma, plaquetas e hemácias. Com uma única doação, um doador pode salvar até quatro vidas”, afirmou.
O Hemonúcleo está funcionando de segunda a sexta das 7 às 14 horas e sábados e domingos das 7 às 11 horas, tendo a possibilidade de agendar o horário. Para ser doador é necessário estar bem de saúde, pesar acima de 50 kg, dormir bem a noite, se alimentar evitando alimentos gordurosos e frituras.