Violência doméstica: monitoramento de agressores vai ser ampliado para todo o estado até 2024
A SSP abriu edital de licitação para adquirir novos dispositivos.
O projeto pioneiro de monitoramento com tornozeleiras de agressores de mulheres deve ser ampliado para todo o Estado até o final de 2024. O anúncio foi feito pelo secretário da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, durante um evento em São José do Rio Preto, nesta segunda-feira (25).
“O monitoramento de criminosos reincidentes em cumprimento de pena em regime aberto será uma realidade em todo o Estado de São Paulo até o final do ano que vem”, informou Derrite. “Nós temos 8 mil tornozeleiras contratadas para a capital paulista e abrimos um edital de licitação para comprar para todo estado pela Secretaria da Segurança Pública”, enfatizou o secretário.
O projeto piloto está em execução na capital paulista desde 11 de setembro. Até o momento, 20 infratores receberam tornozeleira eletrônica por decisão da Justiça, depois de serem soltos em audiência de custódia. Um agressor foi detido após descumprir a ordem judicial.
17º Batalhão de Polícia Militar do Interior completa 59 anos
O 17º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I) completou 59 anos nesta segunda-feira (25). A comemoração contou com uma homenagem a 57 personalidades civis e militares da região de São José do Rio Preto. A medalha em alusão ao cinquentenário é um reconhecimento aos serviços relevantes prestados à Polícia Militar (PM) e ao Estado de São Paulo.
“Tenho muito orgulho da homenagem, pois é um batalhão tradicional e muito importante para toda região. É muita satisfação em trabalhar em prol à comunidade”, destacou o tenente-coronel Mário Luciano Siconeli, um dos homenageados e que atua há 21 anos na região.
Na área de atuação do 17º BPM/I, de janeiro a agosto deste ano, o trabalho da PM possibilitou a prisão de 2.138 infratores, a recuperação de 228 veículos furtados ou roubados e a apreensão de 100 armas de fogo ilegais.
O resultado dessas ações culminou com a queda nos principais índices criminais na região. Os roubos tiveram uma redução de 10%, assim como os roubos de veículos e os homicídios dolosos que também registraram diminuição.
Na solenidade, o tenente-coronel Marcelo Lessa, comandante do 17º BPM/I destacou o trabalho dos homens e mulheres que compõem o efetivo da PM na região. “O trabalho incansável permitiu alcançar esses números”, frisou o tenente-coronel. “Além disso, nosso batalhão tem investido cada vez mais no contato com a comunidade e na implementação do programa vigilância solidária”, lembrou.
“A cidade é exemplo para todo estado com alta produtividade e redução dos indicadores criminais”, afirmou o comandante-geral da PM no Estado, coronel Cássio de Freitas
Novas viaturas para o Corpo de Bombeiros
Na solenidade, foram entregues duas novas viaturas para o Corpo de Bombeiros. As Unidades de Resgate (UR) passam a atender a população a partir de hoje nas cidades de São José do Rio Preto e Tanabi. Neste, os municípios atenderam cerca de 4,7 mil ocorrências.
Os recursos para adquirir os veículos são oriundos do governo do Estado e totalizaram R$ 677 mil. As viaturas de resgate são um dos veículos mais modernos em termos de construção nacional de viaturas de bombeiros, destinada a uma gama de ocorrências específicas do sistema de resgate a acidentados, emergências clínicas, atendimento a vítimas de diversas naturezas, além de apoio nas demais ocorrências de bombeiros.
Guilherme Lopes