Educação explica como é feita compra da Merenda Escolar
Produtos são adquiridos após levantamento de média de preços
Em entrevista realizada na tarde de ontem, a secretária de Educação, Jéssica Santos, acompanhada da nutricionista da pasta, do secretário de Negócios Jurídicos, Joaquim Romão da Silva Neto e produtores da Coopbar (Cooperativa de Produtores Rurais de Barretos e Região), divulgaram como é o chamamento público utilizado pela pasta para aquisição de produtos para a Merenda Escolar. Segundo a secretária, Jéssica Santos, os alimentos são adquiridos duas vezes por ano através de chamamento público com o objetivo de atender toda a demanda das unidades da rede municipal, através de recursos do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). “Antes de serem adquiridos é necessário que o setor de alimentação escolar da Secretaria de Educação faça o levantamento de três orçamentos com cooperativas, produtores locais e pesquise também os valores de mercado da cidade. Com base nessa média de preço é feito esse chamamento para aquisição das mercadorias”, explicou Jéssica.
Segundo a secretária, todo o chamamento público é feito dentro das leis vigentes, com 30% dos recursos destinados para a agricultura familiar.
O presidente da Coopbar, João Flávio Taveira, explicou que esse programa do Governo Federal, possibilitou que o produtor tenha uma destinação da sua produção, através da Coopbar que busca busca os produtos nas propriedades e leva até as escolas. “Antigamente a gente perdia todos os produtos no fundo de quintal, e hoje os produtores produzem e conseguem vender para as prefeituras e supermercados. O intuito de todos nós pequenos produtores, é oferecer alimentos de qualidade para servir as crianças, que bem alimentadas, tem um melhor aprendizado”, explicou Taveira.
Atualmente, a Coopbar fornece 80% da sua produção agrícola para a Merenda Escolar em Barretos, Colômbia, Jaborandi e Terra Roxa.
Foto – Tininho Júnior.