Barretos volta a registrar dois óbitos por Covid-19
Secretaria Municipal de Saúde alerta para a baixa cobertura vacinal das doses de reforço e da bivalente
O Boletim de Doenças Epidemiológicas da Secretaria Municipal de Saúde divulgado hoje, 18 de setembro, confirma dois óbitos relacionados à COVID-19, corridos na última semana. As vítimas são dois homens, um de 68 anos com comorbidades e outro de 62 sem registros de condições médicas preexistentes, que estavam com a vacinação ‘em dia’. O relatório semanal informa, também, que dois casos de internação em enfermaria, sendo uma mulher de 87 anos e um homem de 85, ambos com comorbidades.
Os novos óbitos por Covid-19 em Barretos ressaltam a necessidade de a população manter as medidas preventivas, mesmo com a vacinação.
Baixa cobertura vacinal
A baixa cobertura vacinal em Barretos das doses de reforço e da bivalente aumenta o risco de propagação da doença, mantendo o vírus ativo e em circulação. Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, das 81.410 pessoas que tomaram a primeira dose de reforço, somente 41.416 se imunizaram a segunda e apenas 19.086 com a Bivalente. A vacina contra a Covid-19 continua à disposição em todas as Unidades de Saúde.
O Secretário de Saúde, Mussa Callil, enfatizou a eficácia das vacinas e a importância se seguir com os protocolos sanitários. “As vacinas são seguras e eficazes, e a imunização completa é fundamental para reduzir o impacto da pandemia em nossa comunidade. Lembramos que, mesmo após a vacinação, é essencial seguir as diretrizes de saúde pública, como o uso de máscaras, distanciamento social e higiene das mãos, para proteger a si mesmo e aos outros. A vacinação é a nossa melhor arma contra a COVID-19”, reforçou.