Estância Turística de Barretos desenvolve ações na Semana Nacional do Trânsito

 

Entre os dias 18 e 25 de setembro, agentes de trânsito realizarão campanha de conscientização em pontos estratégicos da cidade

A Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio do Departamento Municipal de Trânsito, vinculado à Secretaria Municipal de Ordem Pública, desenvolve ações de conscientização para um trânsito seguro durante a Semana Nacional do Trânsito que, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é celebrada todos os anos de 18 a 25 de setembro.

No período, agentes de trânsito vão estar em pontos estratégicos de grande fluxo de veículos fornecendo orientações e distribuindo panfletos ressaltando a importância de respeitar a sinalização, os locais de estacionamento proibido; atentar-se à velocidade máxima permitida; aos semáforos, entre outras abordagens.

Um dos temas a ser trabalhado durante a Semana Nacional do Trânsito é a sinalização. Vinissios Vettorazzo Balbino, coordenador do projeto de Educação de Trânsito, lembra que a sinalização existe para coordenar o trânsito e evitar acidentes. “Por isso, respeitá-la é dever de todos. Esteja na condição de pedestre, ciclista, motociclista ou motorista, cada cidadão tem um papel essencial para a segurança coletiva. Juntos salvamos vidas”, reforça o coordenador.

Ele menciona ainda a importância de se atravessar na faixa de pedestres e de os motoristas darem preferência quando o pedestre que está na faixa sinaliza a intenção de atravessar, lembra que que não se pode usar o celular quando está conduzindo um veículo, pois é uma infração de trânsito e causa acidentes. Ressalta ainda que só podem ser transportadas em moto crianças a partir de 10 anos de idade, caso contrário é cometida uma infração gravíssima. “Também é muito importante que se faça o uso dos dispositivos de segurança. O capacete, o cinto de segurança e os equipamentos próprios para o transporte de bebês e crianças são itens obrigatórios e salvam vidas”, afirma Vinissios.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.