Câmara aprova horário facultativo do comércio das 8 às 22 horas
Os vereadores aprovaram na sessão de segunda-feira (4) o projeto do Executivo que prevê horário facultativo do comércio das 8 às 22 horas.
A matéria começou a tramitar em junho e, desde então, o assunto teve várias interpretações, opiniões divergentes e reunião com sindicato dos comerciários e patronal. A proposta foi aprovada com emendas do vereador Paulo Correa.
Uma delas é que além dos feriados de Ano Novo, Natal, Dia do Trabalho, Nossa Senhora Aparecida, o comércio também não funcione no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. A outra emenda aprovada é que o comércio não abrirá nesses feriados, exceto os serviços e atividades essenciais definidos em Leis Federal e Municipal.
OPINIÕES: O vereador Nestor Leonel considera que Barretos deve ter a opção de comércio funcionando até 22 horas para atrair turistas. “É uma questão facultativa e a Câmara tem função só de autorizar, acredito que vá gerar emprego e renda e o acordo será feito entre patrões e empregados”, disse.
Gabriel Uchida reforçou que não coube à Câmara determinar as leis trabalhistas. “A Câmara tem papel de autorizar a abertura não de definir o que e como vai funcionar”, destacou. Raphael Silvério informou que o Legislativo teve cautela em não causar prejuízo para comerciantes e empregados. “Acredito que os sindicatos vão se entender, a Câmara fez o projeto andar e queremos sempre o melhor”, ressaltou.
Ângelo Tegami afirmou que o comércio aberto até mais tarde gera emprego e renda. Mas ponderou a necessidade de outros atrativos. “Precisamos de locais acessíveis e atrativos, que diminua a questão da Zona Azul, tenha arborização, food truck e feiras artesanais”, destacou.