Unidades de Saúde oferecem grupos de apoio para interessados em parar de fumar
Os fumantes que tem desejo de abandonar o vício do cigarro, contam com o apoio de grupos de prevenção ao tabagismo, que é desenvolvido em todas às UBS – Unidades Básicas de Saúde do município. Segundo a enfermeira Marina Souza Francisco Nogueira, os pacientes que demonstrarem interesse em parar de fumar, após conversa com o médico ou agente de saúde, recebem o encaminhamento para grupos formados com cerca de 15 pessoas. Antes do iniciar o tratamento, passam por uma consulta médica, recebem orientações de profissionais capacitados e contam com medicação e adevisos que são prescritos caso a caso pelo médico. “O grupo inicia com reuniões semanais no primeiro mês, há cada quinzena no segundo mês, no terceiro, quarto, quinto e sexto mês as reuniões são mensais. O paciente tem ajuda nas reuniões em grupos e tem medicamentos e adesivo, que podem ou não ser indicados ou prescritos pelo médico responsável”, explicou Marina.
A enfermeira disse que para o tratamento atingir o sucesso pretendido, necessita da vontade do paciente em querer parar de fumar primeiramente. “Os primeiros 30 dias são decisivos para o paciente conseguir parar de fumar. Se não conseguir neste período inicial, é orientado a participar do próximo grupo”, explicou.
Segundo Marina Nogueira, os pacientes que tiverem interesse devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência e colocar o nome na lista de pessoas interessadas em fazer parte do grupo.
Foto – Integrantes do projeto durante reunião do grupo