Barretos sobe para a 31ª posição no Ranking de Competitividade dos Municípios
Classificação representa um salto positivo de cinco posições em relação ao ano de 2022; indicador visa apoiar os líderes públicos brasileiros nas tomadas de decisão, com foco na melhoria da gestão das cidades.
A Estância Turística de Barretos é a 31ª cidade mais competitiva do Brasil. A informação é do Ranking de Competitividade dos Municípios, estudo realizado pelo CLP (Centro de Liderança Pública), em parceria com a Gove Digital e a Seall, que visa apoiar os líderes públicos brasileiros nas tomadas de decisão, com foco na melhoria da gestão das cidades. A nova colocação representa um salto de cinco posições em relação ao ano de 2022.
Para o secretário municipal de Finanças, Fernando Oliveira Soares, o avanço no ranking é reflexo de uma gestão pautada em responsabilidade e transparência. “Um município competitivo é aquele que promove bem-estar e qualidade de vida para a sua população e esse salto de cinco posições mostra que estamos no caminho certo, com uma gestão pautada na responsabilidade e transparência, que aumenta a credibilidade e a competitividade da cidade”, comentou. O estudo é composto por 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos e três dimensões: instituições, sociedade e economia.
De acordo com o estudo, Barretos também aparece na 5ª colocação na lista dos cinco municípios com melhor desempenho na dimensão sociedade, com avanço de 13 posições nesta edição. “O município apresenta excepcional desempenho nos pilares de acesso à educação (2ª colocação) e saneamento (20º colocado, avanço de 38 posições) e apresentou se maior avanço em qualidade da saúde (63º colocado, avanço de expressivas 120 posições)”, comemorou o secretário.
O Ranking de Competitividade dos Municípios analisou 410 municípios brasileiros (7,45% do universo de municípios), com população acima de 80 mil habitantes de acordo com a estimativa do IBGE para o ano de 2021.
Drone: André Monteiro